Destaque

Diretor nega que a água do Hospital Regional esteja contaminada

Divulgação

O diretor-geral do Hospital Regional Público de Araguaína (HRPA), Kaio Diniz, enviou nota ao Portal O Norte negando que a água servida na unidade hospitalar esteja contaminada, como tinha sido afirmado em um programa de TV local no começo da semana.

Segundo Kaio, a direção do hospital não teria recebido nenhuma denúncia, nem de pacientes, nem de funcionários, relatando que a água do Hospital estivesse imprópria para o consumo.

A água utilizada no hospital, afirmou o diretor, estaria de acordo com as normas técnicas do Ministério da Saúde, conforme comprovariam 5 laudos do Laboratório Central do Tocantins (Lacen), realizados no bebedouro e nas torneiras da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), cozinha, reservatório e do centro cirúrgico do HRPA.

Um certificado de limpeza dos reservatórios de água da unidade hospitalar, emitido pela empresa Disk Dedetizadora e válido até 17 de dezembro de 2012, também confirmariam a qualidade da água.

O representante do HRPA afirmou ainda que não há provas de que a água mostrada no programa de TV seja do Regional de Araguaína.

A qualidade da água, explicou o diretor, seria comprovada com a utilização da mesma por duas empresas que confeccionam a alimentação do hospital.

A respeito das condições de higiene da cozinha do Hospital Regional Público de Araguaína, Kaio destacou que esta é antiga, mas “é limpa e tem alvará para funcionamento”.

Entenda
Na última quarta-feira, o Ministério Público Estadual (MPE), através da 5ª Promotoria de Justiça de Araguaína, solicitou à Secretaria Estadual de Saúde, à diretoria do Hospital Regional Público de Araguaína e à Saneatins informações sobre a qualidade da água servida na unidade hospitalar, que, segundo denúncia feita em um programa de TV local, estaria contaminada.

A Promotoria de Justiça pediu ainda a realização de inspeção no HRPA por parte das Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipal.

Confira, na íntegra, a nota divulgada pela direção do Hospital Regional Público de Araguaína: 

1) a Direção do HRA desconhece denúncias de problemas na água do hospital e nunca recebeu reclamação dela nem de pacientes, nem de funcionários, a não ser essa atual que é fictícia;
2) as medidas de vigilância da qualidade da água servida no hospital estão de acordo com as normas técnicas do Ministério da Saúde;
3) a Direção tem telefone funcionando 24h por dia, 365 dias do ano, não é justificável dizer que não se consegue contato com ela;
4) o Programa Tomaz Xavier mostrou uma água dentro de um vaso que afirma que veio do HRA, porém não há prova disso;
5) a qualidade da água também se comprova com a utilização da mesma água por 2 empresas que confeccionam a alimentação do hospital. Nenhuma dessas empresas aceitariam utilizar água sem aval da vigilância sanitária.

É estranho uma denúncia única chegar a um programa de televisão e não à Direção do Hospital. É de se estranhar também que essa televisão não tenha conseguido falar com a Direção, sequer diz o nome da funcionária que teria sido contactado, mesmo porque o Diretor Geral do HRA fazer parte da imprensa local, e isso é de conhecimento geral, portanto seu telefone é de conhecimento geral da imprensa.

sobre as condições de higiene da cozinha do HRA:
1) a cozinha é antiga, porém é limpa e tem alvará para funcionamento, tanto que está sendo gerenciada por empresa terceirizada.

certo que tenham sido esclarecidas as dúvidas, fico à disposição.

att

Kaio Diniz – Diretor-Geral do HRPA