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Diretoria do CRESS-TO esclarece gastos e diz que oposição tenta causar tumulto nas eleições

O clima esquentou às vésperas da eleição para a nova diretoria do Conselho Regional de Serviço Social do Tocantins (CRESS-TO). Nesta sexta-feira (10/3), a chapa de oposição questionou os gastos da atual gestão com o pagamento de indenizações aos conselheiros do órgão.

Em nota, o CRESS-TO afirmou que todas as despesas visam garantir o exercício legal da profissão e o pleno desenvolvimento do órgão. Cita como exemplo a contração de estagiários para melhorar o atendimento.

A chapa de oposição também afirmou que não teve acesso a dados dos profissionais votantes, tais como número de telefone e e-mail. Sobre este compartilhamento de dados, a diretoria do CRESS-TO afirmou ser juridicamente ilegal por violar a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Duas chapas estão na disputa: “Persistir na Luta, o CRESS Sempre Perto de Você”, da candidata à reeleição Taciane de Oliveira, e “Foram me Chamar, Estamos Aqui e Somos de Luta!”, liderada por Francisco de Assis Neves Neto.

A eleição está prevista para ocorrer entre terça-feira (14/3) e quinta-feira (16/3).

Veja a nota de esclarecimento na íntegra.

  • Em relação à matéria veiculada no Portal AF Notícias, o Conselho Regional de Serviço Social do Tocantins (CRESS-TO) esclarece que:
  • As despesas e os investimentos realizados pela entidade são resultados direto de ações e projetos desenvolvidos para garantir o exercício legal da profissão e o pleno funcionamento do órgão, iniciados em 2020 pela atual gestão;
  • Aumento de contratação de servidores e estagiários para melhorar o atendimento dos serviços do CRESS ao profissional assistente social;
  • Regularização do pagamento de indenizações e ressarcimentos aos conselheiros e membros das comissões, que atuam em projetos, eventos e ações para garantir o funcionamento do CRESS, a tramitação de processos ético-disciplinares e a regularidade da prática profissional do serviço social no Estado;
  • Realização de reformas nas instalações da sede do CRESS;
  • Implementação de ações para aumentar o nível de adimplência dos profissionais de serviço social;
  • Esclarecendo ainda que em todo o exercício de 2016, aplicou-se o valor de R$746,02 em apenas 3 (três) reuniões de trabalho, fato destacado na matéria.
  • Todas essas ações realizadas pela atual gestão, devidamente auditadas pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), representam custos e refletem na melhoria do atendimento do CRESS e no número de inscritos, que vem aumentando ano a ano;
  • Sobre o compartilhamento de dados dos profissionais inscritos conforme solicitado por chapa ao CRESS, a atual gestão informou oportunamente que é juridicamente ilegal, posto que viola a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD);
  • Ao contrário do que afirma na matéria, todos os grupos interessados em disputar as eleições participaram das duas Assembleias Gerais que definiram a comissão eleitoral do pleito em curso;
  • Por fim, a atual gestão do CRESS-TO repudia a estratégia de chapas concorrentes no processo eleitoral de difundir notícias falsas como forma de causar tumulto nas eleições ao invés de apresentar propostas, capacidade técnica e histórico de trabalho, que são os pontos que definirão o voto da categoria para que a gestão do Conselho continue sendo realizada de forma ética, transparente, arrojada e profissional.

Palmas, 11 de março de 2023.

CRESS-TO – Gestão “Resistir e Avançar nas Conquistas!” 2020/2023.

 

Fonte: AF Noticias