Dormentes da Ferrovia Norte-Sul pegam fogo devido ao calor no TO; temperatura chegou a 40º
Uma equipe de reportagem da Band flagrou vários dormentes pegando fogo devido ao calor de 40ºC em Palmas, no Tocantins, na sexta-feira (5 de setembro). Em muitos locais faltam diversos suportes de sustentação da linha férrea devido às chamas. A ferrovia tem como base pedras britadas e por causa das altas temperaturas elas aquecem e geram combustão na madeira.
Não existe nenhuma brigada do Corpo de Bombeiros nas proximidades; mesmo com a presença do Centro de Distribuição da Petrobras a cerca de 300 metros do local dos focos de incêndio.
Os dormentes fazem parte do trecho ferroviário próximo a Palmas capital tocantinense. O pátio multimodal Palmas/Porto Nacional da ferrovia Norte-Sul foi inaugurado há quatro anos pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva quando José Francisco das Neves conhecido por “Juquinha” ainda presidia a VALEC.
Neste período o trecho nunca operou devido aos embargos judiciais gerados por denúncias de superfaturamento. No ano passado a Justiça Federal de Goiás acatou as denúncias contra “Juquinha” após as investigações da “Operação Trem Pagador” por parte da Polícia Federal e Ministério Público.
Cerca de R$ 60 milhões em bens do ex-presidente da estatal foram bloqueados pela justiça sob indícios de um sobre preço de R$ 129 milhões em quatro contratos feitos pela Valec de obras desta ferrovia.
(AF Notícias)