DestaqueEstado

Doses da vacina contra Covid-19 começam a ser distribuídas aos municípios nesta terça-feira (19)

As 44 mil doses da CoronaVac recebidas pelo Tocantins nessa segunda-feira (18) serão suficientes para imunizar 22 mil moradores, pois cada pessoa receberá duas aplicações. Segundo o secretário de saúde do Tocantins, Edgar Tolini, o Laboratório Central do Estado (Lacen) fará a conferência dos lotes recebidos e a distribuição para os municípios começa nesta terça-feira (19).

Parte das doses recebidas no Laboratório Central de Palmas será enviada para o centro de distribuição em Araguaína, responsável por toda região centro-norte e Bico do Papagaio. Cada central ficará responsável por disponibilizar a vacina aos municípios de suas regiões.

Todas as 139 cidades devem receber a vacina. “Nós vamos conferir e imediatamente chamar os municípios para que eles venham [buscar a vacina no Lacen]. E também, com apoio da Polícia Militar e da Segurança Pública, fazer a remoção das vacinas, no que cabe à região centro-norte e Bico do Papagaio, para a central de distribuição que está em Araguaína”, afirmou.

A partir da entrega, cada município ficará responsável por organizar sua vacinação, obedecendo aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. O estado chegou a divulgar um plano de vacinação com os grupos prioritários, mas as prioridades precisarão ser revistas após o quantitativo de doses recebidas.

Entre os profissionais da saúde, por exemplo, só serão vacinados os que estão efetivamente na linha de frente contra a Covid-19.

Entrega das primeiras doses

 

Momento em que as caixas com doses foram retiradas de avião — Foto: Edson Reis/G1

Momento em que as caixas com doses foram retiradas de avião — Foto: Edson Reis/G1

O primeiro carregamento da CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, chegou ao aeroporto de Palmas às 18h11 desta segunda-feira (18). O carregamento foi escoltado até o Lacen pela Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A enfermeira Edileuza Ferreira dos Santos, de 52 anos, foi a primeira pessoa a ser vacinada contra o coronavírus no Tocantins. Ela trabalha na linha de frente do combate à Covid-19 no Hospital Regional de Gurupi e faz parte do grupo prioritário para a imunização. A aplicação da dose foi feita no Laboratório Central do Estado (Lacen) às 20h04.

Outras duas pessoas também foram vacinadas na noite desta segunda-feira (18).

Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins