BrasilDestaqueEstado

Doutor aos 33 anos, Bruno Gomes vence um dos maiores prêmios da linguística no Brasil

O professor, pesquisador e escritor e doutor Bruno Gomes ganhou o Prêmio José Pereira da Silva, na categoria Destaque em Linguística de 2021. A honraria é concedida pelo Círculo de Estudos Linguísticos e Filológicos do Brasil (CIFEFIL). O resultado foi divulgado no dia 17 de março.

O prêmio é um dos maiores do Brasil na área, promovido por uma das mais tradicionais instituições no âmbito da pesquisa em Linguística e Filologia, com sede em Rio de Janeiro (RJ).

O prêmio José Pereira da Silva é organizado em três momentos. No primeiro deles, a academia cifefiliana se reúne e escolhe os maiores pesquisadores do país, considerando sua projeção no contexto de investigação acadêmico-científica. Para isso, critérios sobre publicações e demais colaborações sobre pesquisas são levados em consideração.

Escolhidos os pesquisadores, passa-se ao segundo momento da eleição. Nessa etapa, os doutores eleitos pelo comitê do CIFEFIL vão a júri popular pelo site da instituição. A eleição passa a ser aberta e os três mais votados seguem para a próxima etapa. A terceira e última fase do prêmio consiste na votação no pesquisador que deverá ser laureado, dentre os três finalistas.

Histórico

Aos 33 anos, Bruno Gomes foi o mais jovem doutor a concorrer ao prêmio e a levá-lo para casa. O prodígio doutor foi indicado ao lado de nomes como Leonor Fávero, Luiz Paulo da Moita Lopes, Nataniel dos Santos Gomes, Ruberval Franco Maciel e José Luís Fiorin.

Passagem pelo Tocantins

Bruno Gomes é paraense, mas foi no Tocantins, onde cursou mestrado e doutorado, que galgou seus primeiros passos na pesquisa e se tornou uma figura emblemática no cenário investigativo no Norte do Brasil.

Residiu no estado por sete anos e construiu um legado indiscutível junto à educação superior tocantinense. Em fevereiro de 2019, foi o único nome da América Latina a figurar na lista dos oito maiores pesquisadores emergentes do mundo, na área da Linguística, de acordo com o grupo de pesquisa Science Publishing, em Nova York, nos Estados Unidos.

A entrega do prêmio ‘José Pereira da Silva’ será no dia 06 de abril, no Rio de Janeiro. Atualmente, Bruno Gomes reside em São Paulo.

Quem é Bruno Gomes?

Graduado em Letras (Língua Portuguesa e Literatura Luso-Brasileira) pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e em Pedagogia pela Universidade Ceuma (UNICEUMA). Especialista em Linguística Aplicada pela Faculdade de Tecnologia Antônio Propício de Aguiar Franco (FAPAF) e em Comunicação e Semiótica pela Faculdade Souza (FASOUZA).

Também é mestre e doutor em Letras: Ensino de Língua e Literatura (Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Investiga processos de constituição, produção e representação da escrita acadêmica convencional e reflexiva em cursos de bacharelado e licenciatura. Atua nas áreas de Teoria do Texto e Análise Linguística em interface com os Estudos do Letramento Acadêmico pelo viés da Linguística Aplicada (LA).

Além de artigos científicos publicados em Português, Inglês, Espanhol, Italiano e Francês, é membro de Conselhos Editoriais de revistas acadêmicas e livros científicos no Brasil e no mundo. Tem interesse em pesquisas sobre Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), Linguística Textual (LT), Análise Crítica do Discurso (ACD) e Metodologias Ativas (MA) como ferramentas teórico-metodológicas para tratamento de dados em LA. Membro da Associação Latino-Americana de Linguística Sistêmico-Funcional (ALSFAL) e da Academia de Letras do Sul e Sudeste do Pará (ALERPRE).

Tem dezenas de livros lançados sobre ensino de língua materna, discurso midiático e formação de professores e centenas de artigos publicados em cinco diferentes idiomas na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia. Docente do Centro Universitário Anhanguera Pitágoras Ampli (UniA), Santo André (SP). Orientador do Instituto de Pesquisa e Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas da Universidade de São Paulo (Pecege/Esalq/USP). Bolsista Produtividade da Fundação Nacional de Desenvolvimento de Ensino Superior Particular (FUNADESP).

Fonte: AF Noticias