Durante protesto, veículos do transporte escolar ficam parados e prejudicam alunos em Araguaína
Veículos que fazem o transporte escolar dos alunos da rede municipal de Araguaína estão parados no estacionamento do estádio Mirandão, no município. O ato realizado na manhã desta quarta-feira (5) é um protesto dos motoristas e proprietários que locaram as Kombis e ônibus para a empresa terceirizada responsável pelo serviço. Eles reclamam do atraso no pagamento do salário. Mais de mil estudantes da rede municipal dependem do transporte escolar.
Segundo motoristas que participam do protesto, os veículos não fizeram o transporte dos alunos nesta manhã. O objetivo é continuar o protesto até que a classe tenha uma resposta sobre as reivindicações.
Um dos proprietários de veículos, que preferiu não se identificar, disse que o pagamento dos salários está atrasado deste março. A reclamação também é com relação às condições de trabalho e a manutenção das vias.
No início desta manhã, mais de 40 veículos estavam parados no estacionamento. O número deve aumentar ao longo do dia, segundo os motoristas.
A Prefeitura de Araguaína informou que o pagamento de parte dos motoristas contratados, por meio de associação, referente ao mês de abril será efetuado até esta quinta-feira (6). Esclarece que somente 30% da frota não está com o pagamento normalizado por não ter ainda implantado rastreadores/GPS nos veículos conforme exigência legal, o que será feito, segundo a associação, ainda neste mês.
Informa ainda que somente esses 30% dos 96 motoristas contratados resolveram paralisar nesta quarta-feira, 5. Os outros 70% mantiveram a rota normal, inclusive mais 13 motoristas das rotas oficiais.
Fonte: https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2019/06/05/durante-protesto-veiculos-do-transporte-escolar-ficam-parados-e-prejudicam-alunos-em-araguaina.ghtml