Economia e Mercado

Economia e Mercado

Divulgação

Caros (as), amigos e amigas.

Nosso papo hoje será sobre essa querida cidade Araguaína que foi fundada no dia 14 de novembro de 1958.

Mas, tenho certeza que não será um papo chato em que as estatísticas saltarão aos olhos deixando esse texto sem vida e sem gosto na leitura.

O que me levou a analisar e explorar mais esse assunto foram à percepção dos mercados doméstico e internacional com foco no Brasil, no Tocantins e em Araguaína claro, guardada as devidas proporções. Esse pode ser o momento mais oportuno do Brasil desde o período do Império, posso parecer exagerado, mas acredito que só os portugueses para transcrever tal felicidade diante de uma terra linda, com extensão ainda nem avaliada na época e sem esquecer, óbvio, de uma beleza estonteante daquele lindo Brasil.

Sim, milhões de brasileiros estão podendo empreender de uma forma nunca vista. Só para termos uma noção existem no Brasil cerca de 145.000 milionários, segundo a revista veja daria para lotar o estádio do Morumbi por duas vezes. Os dados dizem que no Tocantins houve um crescimento de 46% de novos milionários. Todos sabem que temos grupos importantes em Araguaína que saíram do nada ou do pouco para se transformarem em verdadeiras potencias como é o caso do Grupo Nosso Lar e do Supermercados Campelo, sabemos também que os mais céticos, para não dizer invejosos acham que esses só cresceram por conta de favorecimentos e entre outras histórias, mas se forem buscar profundamente são na verdade visionários que nunca se entregaram as dificuldades, sempre pensaram grande e o mais importante, suaram a camisa, é fácil falar agora que com R$ 1.000,000,00 (hum milhão de reais) qualquer um faturará mais do que quem investe apenas R$ 10.000,00 (dez mil), mas insisto que para chegarem lá tiveram que compartilhar seus sonhos com os primeiros colaboradores, focaram em um objetivo, transpuseram barreiras que empreendedores medrosos nunca conseguiram transpor, enfim, fizeram acontecer e hoje são milionários.

O Brasil está ofertando essa possibilidade para quem tem uma excelente idéia, e está no lugar certo e na hora certa. Temos histórias mil para ilustrar que hoje isso é palpável.

Claro que ainda temos alguns gargalos como o próprio poder público e suas burocracias, mas no geral o cenário é o melhor possível.

Araguaína deixou (graças a Deus) de ser a capital do boi gordo para ser a Capital Econômica do Estado do Tocantins, isso só foi possível depois que se tornou definitivamente uma cidade multissetorial, quer dizer o que? Uma cidade que vive a pujança do comércio, da indústria, do serviço ou setor terciário, da agricultura e da pecuária profissionalizada.  Uma pecuária que não consegue ser na sua grande maioria centralizadora de renda, o novo pecuarista tem que diversificar buscar mão de obra especializada, contratar funcionários com conhecimento em informática, enfim, se não for dessa forma ele não sobrevive a esse mercado selvagem, mas oportuno.

Hoje Araguaína tem como cenário um PIB que dobrará em 04 (quatro) anos, uma população flutuante (pessoas que vem em Araguaína consumir alguns dos segmentos que comentamos e voltam para as suas cidades de origem), de 40.000 pessoas,  mas dependem diretamente da idade, 48 cidades circunvizinhas que também consomem aqui. Empresas de fora e grandes grupos investidores na nossa cidade. Do que mais precisamos?

Precisamos focar mais em nós mesmos e deixarmos de pensar na vida dos outros, (um futuro milionário nunca será um interiorano ou vise e versa), precisamos empreender sem medo de ser feliz, de pensarmos positivamente e planeje.

Você tem que planejar como ficar rico, como você planeja uma viagem ou a compra de uma nova casa. Simples assim. Basta planejar. Se vai dar certo são outros quinhentos.

E aí você me pergunta. Que tipo de planejamento é esse? Bom se eu soubesse já estaria rico. Prometo que o dia que eu souber publico um livro mostrando o caminho das pedras. Por enquanto o que eu posso dizer é que um dos meios de se chegar à liberdade financeira é ser desproporcional.

Ser desproporcional significa que quanto menos você trabalha para executar um serviço mais você ganha. Ou a um determinado ponto o trabalho que você realiza continua a gerar um rendimento inversamente proporcional ao tempo que você gasta para realizá-lo. Ao atingir este ponto você está a caminho da liberdade financeira.

 

“Se vives de acordo com as leis da natureza, nunca serás pobre; se vives de acordo com as opiniões alheias, nunca serás rico.”

Giuflávio Giuseppe Ferraz
Palestrante
Colunista
Diretor Adm. do Colégio Unipositivo
Graduando em Direito e Processos Gerenciais