Eleições em Porto Nacional: Ronivon lidera com 48,2%, contra 27,6% de Antonio Andrade, diz Gauss
O Instituto Gauss realizou a primeira rodada de pesquisa sobre o cenário da corrida eleitoral para prefeito de Porto Nacional (TO). O levantamento está devidamente registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número TO-05115/2024 e foi divulgado nesta segunda-feira (27/5).
Conforme a pesquisa, se as eleições fossem hoje, o prefeito e pré-candidato à reeleição, Ronivon Maciel (União Brasil), seria o vencedor do pleito com 48,2% dos votos válidos. Na segunda posição aparece o deputado federal Antônio Andrade (Republicanos), com 27,6%.
A coleta de dados ocorreu nos dias 20 e 21 de maio. O Instituto Gauss entrevistou 500 pessoas, das quais 100 em Luzimangues, o maior distrito do Estado. A margem de erro da pesquisa é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.
Ainda no cenário estimulado, o empresário Nelcir Formhel (Novo) vem na terceira posição com 7,4%, enquanto o também empresário Álvaro da A7 (PSB) aparece com 0,8%. Ninguém, brancos e nulos somam 2,4%. Outros 13,6% disseram não saber ou não quiseram opinar.
Espontânea
Na espontânea, ou seja, quando não é apresentada uma lista com os nomes dos pré-candidatos, Ronivon Maciel também lidera com larga vantagem, alcançando 39,6%. Antônio Andrade vem com 16,6% e Nelcir Formhel, 3,2%.
Outros nomes citados pelos eleitores foram de Otoniel Andrade e Paulo Mourão, ambos com 0,2%, mas eles não são pré-candidatos.
Rejeição
Já no tocante à rejeição dos pré-candidatos, 27,4% dos entrevistados disseram que não votariam no deputado Antônio Andrade de jeito algum. Ronivon tem 24,2% de rejeição, enquanto Álvaro da A7 possui 16% e Nelcir Formhel, 13,4%.
Avaliação da gestão
Os eleitores também foram questionados sobre a avaliação da gestão municipal comandada por Ronivon Maciel. A aprovação é de 54,2%. A desaprovação, por sua vez, chegou a 26%, enquanto 19,8% não souberam responder ou não quiseram opinar.
______________________
Nota da Redação: O Portal AF Notícias não é o contratante da pesquisa e está realizando a publicação dos números apenas com finalidade jornalística.
Fonte: AF Noticias