Estado

Em audiência pública é formado o Comitê Gestor responsável que acompanhará os trabalhos de revitalização do Lago Azul

Divulgação
Divulgação

Na noite da última sexta-feira, 19 de abril, o prefeito Ronaldo Dimas participou da reunião de formação do comitê gestor responsável por acompanhar e orientar os trabalhos de revitalização do Lago Azul de Araguaína. Dimas apresentou os projetos da prefeitura para a construção de bacias de contenções da água da chuva nas regiões dos principais córregos da cidade. “Essas obras vão auxiliar nas ações de recuperação do lago. Mas os trabalhos devem começar com a despoluição das águas”, explica Ronaldo.

O comitê, presidido pelo deputado federal César Halum, terá representantes da prefeitura, na pessoa do secretário de Planejamento, Meio Ambiente, Ciências e Tecnologia, Bruno Rangel, do Naturatins, com o gerente da unidade de Araguaína, Aldeci Gomes, da UFT, com o diretor do campus Cimba, Luis Bovolato, Aciara, Câmara de Vereadores e ONGs de meio ambientes, ainda por definir.

A ideia é antecipar as ações de recuperação antes do enchimento do lago, previsto para o segundo semestre. “Temos que agir e tem que ser agora. O mais importante já estamos fazendo, que é esta mobilização para iniciar o processo”, lembrou o deputado César Halum. O encontro também contou com a participação do Ministério Público, proprietários de áreas na orla do lago e comunidade em geral.

Outras ações do Executivo
O prefeito também falou da criação da Via Lago, uma avenida que passará pela orla do lago e será importante para desafogar do trânsito araguainense, além de proporcionar lazer e qualidade de vida para os freqüentadores. “Queremos que o lago volte a ser o grande cartão postal de Araguaína. O lago é da comunidade, que precisa ter condições de aproveitá-lo”, enfatiza Ronaldo.

Os projetos da Via Norte e Parque Cimba também foram apresentados aos participantes da reunião. “Precisamos de um esforço conjunto de toda comunidade, gestores e demais autoridades para viabilizar estas obras. Estamos também pedindo agilidade ao Naturatins para as licenças ambientais necessárias para os projetos”, afirma o prefeito.

Poder Judiciário
O promotor Rodrigo Grisi, do Meio Ambiente, falou sobre o inquérito civil público instaurado pelo Ministério Público para cobrar explicações sobre o andamento das obras de recuperação do lago. A empresa que administra a Usina do Corujão, a Alvorada S.A., é a responsável pelos trabalhos. “Até o momento, todas as informações solicitadas pela promotoria foram fornecidas pela empresa e o cronograma está dentro do prazo”, conta Dr. Rodrigo. “Contudo, é preciso que a Alvorada S.A e a prefeitura de Araguaína trabalhem em parceria para o bom andamento dos trabalhos”.

(Ascom Prefeitura de Araguaína)