Destaque

Em encontro estadual, PT aprova resolução de oposição ao governo de Siqueira Campos e buscará candidatura própria a todos os cargos em 2014

Divulgação
Divulgação

Em reunião neste final e semana, em Palmas, o Partido dos Trabalhadores (PT) aprovou uma resolução que diz que o partido sairá “de uma posição de independência” para a de oposição frente ao governo de Siqueira Campos (PSDB). A decisão foi tomada durante o encontro estadual da legenda, realizado no sábado, 13, e domingo, 14, no auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM).

Além de oposição, o partido decidiu que a legenda vai trabalhar no sentido de ter candidatura própria para todos os cargos em disputa nas eleições de 2014 (governo do Estado, Senado, deputado federal e estadual). O esperado lançamento do nome do presidente do Itpac, Nicolau Esteve, como pré-candidato a governo não foi concretizado neste encontro. Segundo a legenda, o partido tem nomes fortes para vir a disputar o cargo, mas este tema não chegou a ser deliberado no final de semana.

Por fim, outra decisão tomada no encontro estadual foi de que o PT realizará caravana, que percorrerá os 139 municípios do Estado, para discutir e construir coletivamente um “projeto de desenvolvimento sustentável” para o Tocantins.

Oposição
A confirmação de oposição ao governo  aproxima o partido de uma aliança com o PP. Conforme publicado pelo CT na semana passada, as duas siglas – PT e PP do Tocantins – tiveram seu primeiro encontro formal na  quarta-feira, 10, em Brasília, para tentar a formação de uma aliança visando as eleições de 2014 no Estado. Um passo importante rumo ao entendimento dependeria da postura que os petistas adotariam neste encontro.

Conforme o blog apurou, apesar dos vários encontros informais, a reunião dessa quarta foi a primeira formalmente organizada para discutir a aliança entre as duas siglas. Na quarta-feira, conforme o blog CT apurou, os petistas ouviram que o PP está “livre, leve e solto” para marchar contra o Palácio Araguaia em 2014, e ainda a pergunta: o PT está livre para seguir o mesmo caminho?  A resoluçãod e oposição pode ser a resposta a esta pergunta.

Vereadores e gestores
Antecedendo o encontro estadual, na sexta-feira, 13, a sigla realizou, na Câmara Municipal de Palmas, o Encontro de Vereadores e Gestores Municipais Petistas, organizado pelo Diretório Estadual. O evento contou com a presença de dirigentes de diversos municípios.

Entre os presentes estava o vereador de Palmas, Waldson da Agesp, que ressaltou as transformações realizadas pelo PT a frente do Governo Federal e nas gestões municipais administradas pelo partido. O deputado estadual, José Roberto, afirmou que este encontro de gestores municipais do PT representa um espaço importante de debate e troca de experiências que contribui para criar unidade, e consistência, na forma de atuação do partido no poder executivo e legislativo nos Municípios do Tocantins.

Também no evento, Nicolau Esteves destacou aos vereadores e gestores municipais do PT a necessidade de descentralização dos recursos públicos para fortalecer as prefeituras, visto que, os gestores locais conhecem de fato as necessidades das pessoas nos municípios.

(Cleber Toledo)