Em fase piloto, Seduc implanta novo Sistema de Gerenciamento Escolar em 26 escolas
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está desenvolvendo, desde o início deste ano, o novo Sistema de Gerenciamento Escolar (SGE). Com o retorno das aulas, em agosto, terá início a implantação da fase piloto em 26 escolas do Estado, distribuídas nas 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs).
Após o teste do sistema pelos servidores, o novo SGE será validado e disponibilizado em todas as escolas da rede estadual de ensino do Tocantins. A versão do programa, que atualmente está em uso, foi desenvolvida há mais de 10 anos.
Durante este período, verificou-se a necessidade de aprimorar e adaptar a tecnologia com base na realidade e nas demandas atuais, da gestão escolar, dos professores, pais e alunos.
O secretário da Educação, Fábio Vaz, ressaltou que os profissionais que lidam com o SGE no dia a dia conhecem bem as limitações e o que precisa ser melhorado nos processos de trabalho, na organização dos dados e na disponibilização das informações.
“Esse novo sistema vai dar início a uma mudança na cultura de trabalho, baseada no uso da tecnologia e em recursos digitais capazes de otimizar o tempo, trazer economia e, principalmente, melhorar os resultados da Educação”, afirmou o gestor.
Segundo o gerente de Estatísticas e Informações Educacionais da Seduc, Raimundo Ferreira de Melo Neto, a nova versão do SGE está sendo melhorada para gerar mais interação entre professores, alunos, pais e gestores escolares.
“Vamos ampliar a rede de interação e, ao mesmo tempo, daremos mais rapidez ao atendimento de diversas solicitações dos pais e dos alunos”, afirmou o gerente, que coordena o desenvolvimento do novo SGE.
O novo Sistema será composto por quatro módulos: Recursos Humanos, Alimentação, Transporte Escolar e Acadêmico. Este último reunirá informações sobre os alunos, como dados pessoais, perfil socioeconômico, frequência e desempenho nas disciplinas.
Conforme os desenvolvedores, a mudança vai favorecer, por exemplo, o acompanhamento das notas por parte dos pais e responsáveis. No módulo Alimentação será possível, por exemplo, identificar restrições alimentares de estudantes e evitar desperdícios, pois a comida será preparada considerando os alunos presentes em cada dia.
A etapa de criação dos módulos teve a participação dos gestores e técnicos de cada área, que participaram ativamente da personalização do sistema com os desenvolvedores. Além de melhorar a versão para computadores de mesa e notebooks, o novo SGE vai oferecer ainda um aplicativo específico para dispositivos móveis, como celulares e tablets.
EMPRESA
O desenvolvimento do novo SGE está sendo feito com a participação da empresa Ponto ID Technology, que atua no mercado desde o ano de 2005, disponibilizando soluções em tecnologia da informação para os setores público e privado. Na área educacional, a empresa oferece sistemas e ferramentas para redes escolares em diversas regiões do Brasil.
Fonte: AF Noticias