BrasilDestaque

Em vídeo, Marcelo Magno agradece orações após sair da UTI: ‘comemorando uma vitória’

O apresentador Marcelo Magno falou em vídeo nesta quarta-feira (25) sobre os momentos difíceis vividos após o diagnóstico de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Ele comemorou a vitória depois de passar vários dias em ventilação mecânica na UTI e agradeceu a torcida e as orações.

Veja serviços afetados pelo coronavírus no Piauí
O que fazer e para onde ir em caso de aparecimento dos sintomas
“Quero agradecer as orações, torcidas, vibrações positivas que consegui receber aqui no hospital. Fui para a UTI, depois semiuti e agradeço a todo o corpo clínico, médicos, profissionais de saúde e hoje felizmente estou aqui no apartamento seguindo o tratamento em outro estágio, ainda em isolamento, mas comemorando uma vitória”, disse ele.
Marcelo Magno comemorou recuperação. — Foto: ReproduçãoMarcelo Magno comemorou recuperação. — Foto: Reprodução
Marcelo Magno comemorou recuperação. — Foto: Reprodução

Marcelo comentou ainda sobre os fortes sintomas que sentiu antes do diagnóstico.

“Foram dias difíceis desde que comecei a perceber os primeiros sintomas, há mais de uma semana, febre, moleza no corpo, uma febre que não passava, tosse que não cessava, sintomas divulgados amplamente, tudo se encaixava no diagnóstico de coronavírus. Passei pelo aeroporto de São Paulo durante cerca de cinco horas e dias depois comecei a sentir os sintomas”, contou o apresentador.
Marcelo esteve no Rio de Janeiro e em São Paulo ao apresentar o Jornal Nacional, em 7 de março. O diagnóstico veio no dia 19 de março, cinco dias após a internação. Ele passou alguns dias sob ventilação mecânica, ou seja, respirando com a ajuda de aparelhos na UTI. Nessa terça-feira (23), foi retirada a sedação e ele já respirava sem auxílio de aparelhos. Nesta quarta, ele deixou a UTI.

Isolamento social e decretos de calamidade
Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

Prevenção, contágio e sintomas
Coronavírus: como lavar as mãos da forma ideal?

Lavar as mãos de forma correta, uso de álcool em gel, máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.

É importante também ficar atendo quanto às formas de transmissão do vírus e os sintomas. O infográfico abaixo ilustra algumas dessas situações:

Coronavírus: infográfico mostra principais formas de transmissão e sintomas da doença — Foto: Infografia/G1Coronavírus: infográfico mostra principais formas de transmissão e sintomas da doença — Foto: Infografia/G1
Coronavírus: infográfico mostra principais formas de transmissão e sintomas da doença — Foto: Infografia/G1

Fonte: G1 Piaui