Empresário tocantinense aposta em hambúrguer artesanal e evita falência de restaurante
Em tempos de crise mundial, com o cenário econômico duramente impactado pela pandemia de coronavírus, o empresário tocantinense Protásio Gomes de Almeida Filho, 35 anos, da cidade de Pedro Afonso, também sentiu o forte impacto negativo e seu negócio esteve à beira da falência.
Mas com um toque de criatividade e coragem, Protásio resolveu produzir hambúrgueres artesanais e conseguiu impedir que a crise fechasse as portas do seu restaurante.
Há sete anos, Protásio e o irmão Jarbas Azevedo de Almeida (in memoriam) entraram para o ramo empresarial com uma loja de departamentos. Tempos depois, há cerca de dois anos, o empresário resolveu migrar para um novo negócio com o ‘Lós Hermanos Gastrobar’, um bar e restaurante que conquistou muitos clientes na cidade com o famoso espetão de carne bovina e música ao vivo.
O restaurante sempre estava lotado, mas essa realidade mudou repentinamente com a chegada da pandemia. Os clientes sumiram e as dificuldades começaram a aparecer. O empresário já não conseguia pagar o próprio aluguel do estabelecimento e se preparava para demitir todos os funcionários e baixar as portas.
“Com a chegada do coronavírus, vimos despencar nossas vendas e pensei até em fechar o estabelecimento. Como eu já tinha a ideia de abrir uma humburgueria artesanal, comecei a colocá-la em prática. Busquei informações com profissionais, pesquisei receitas na internet e comecei a fazer os pães usando o forno da minha mãe. Fiz a divulgação nas redes sociais e, graças a Deus, está tendo uma aceitação muito boa”, relata Protásio.
O empresário lembra que, antes de abrir o restaurante, fez um treinamento em São Paulo sobre cortes de carnes e aproveitou a oportunidade para fazer também um curso de hamburguer artesanal, já com essa ideia de implantar futuramente um novo empreendimento. Ele só não imaginava que tudo isso aconteceria em meio a uma crise.
Atualmente o empresário entrega na cidade cerca de 30 a 40 hambúrgueres por dia e está conseguindo manter alguns funcionários e as despesas com aluguel e energia.
“Estamos passando por um período totalmente fora do contexto. Todo planejamento futuro que tínhamos se tornou algo descartável diante das incertezas atuais. Para quem vive do comércio ficou ainda mais desafiador. A ideia do hambúrguer artesanal nasceu em meio a toda essa mudança”, disse o empresário, ressaltando que o consumidor mudou o seu estilo, bem como suas prioridades diante da crise.
“Não estou caindo junto com a crise, pois para ter sucesso é preciso sempre estar inovando, se capacitando e tendo novas ideias”, finalizou.