Erosões, lixo e mato alto preocupam moradores do setor Araguaína Sul
A rua está em péssimas condições, as chuvas provocaram erosões, além disso, o mato alto e o lixo acumulado preocupam a população. “Tem muito buraco também. Nem motociclista está conseguindo trafegar pela rua”. Para minimizar as erosões, os moradores usaram entulhos de construções.
Deusemir, que é presidente da Associação dos Moradores da Segunda Etapa do Loteamento Araguaína Sul, conta que já mandou cerca de cinco ofícios para a Secretaria Municipal de Infraestrutura, o último foi enviado no dia 4 de fevereiro, mas o problema ainda não foi solucionado.
Além das ruas que estão praticamente intransitáveis, o mato alto e o lixo despertam uma outra preocupação, o risco de doenças. “Já tivemos casos de calazar, de mosquito da dengue. A sujeira resulta nestes tipos de doença. A nossa preocupação também está em cima disso”, diz ela.
Segundo a presidente, os moradores da rua das Amoreiras não são os únicos que sofrem com a falta de infraestrutura. “Praticamente todo o setor Araguaína Sul está desta forma. A prefeitura já veio, mas eles não resolvem o problema do setor. Eles vem, arrumam uma coisa e depois vão embora”.
A Prefeitura de Araguaína informou que o Governo do Tocantins lançou um pacote de R$ 42 milhões voltado à estrutura da cidade e o setor Araguaína Sul vai ser beneficiado. O município disse ainda que as obras agora são de responsabilidade do governo estadual. Já o governo, por meio da Agência de Máquinas e Transportes do Tocantins (Agetrans), informou que todo bairro é de responsabilidade dos municípios. Mas, que o governo, por meio do Pró-Municípios, vai auxiliar na recuperação de vias. Neste mês foi publicada, no Diário Oficial do dia 21 de fevereiro, uma licitação para pavimentação asfáltica, drenagem superficial, passeios com acessibilidade e outras obras nos setores São João; Santa Terezinha; Patrocínio; Araguaína Sul e Tereza Hilário Ribeiro. A licitação será aberta no dia 14 de maio deste ano. A Agetrans informou ainda que a partir desta data o processo licitatório vai ser cumprido, mas que não tem um prazo de quando as obras serão iniciadas. (Fonte: G1 Tocantins)
(Portal O Norte)