Escolas de Araguaína com nível socioeconômico “alto” ou “muito alto” obtêm os melhores resultados no ENEM 2013
Entre as cinco melhores escolas de Araguaína (TO) com pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2013), quatro são privadas e uma federal. Ainda, os estudantes das quatro instituições privadas possuem nível socioeconômico “alto” ou “muito alto”. As notas foram divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta segunda-feira (22).
No total, 14.715 escolas no Brasil tiveram suas notas inseridas no sistema de consulta. No entanto, para ter a nota divulgada a escola precisava ter ao menos dez alunos concluintes do ensino médio matriculados e 50% participando do Enem.
Os padrões socioeconômicos dos estudantes foram divididos em sete faixas: Muito Alto, Alto, Médio Alto, Médio, Médio Baixo, Baixo e Muito Baixo.
Apenas seis escolas de Araguaína obtiveram nota superior a 500 pontos, sendo que cinco são instituições privadas. Outras 11 escolas, sendo 10 públicas estaduais, tiveram notas menor que 500 pontos.
As cinco melhores
Mais uma vez o Colégio Santa Cruz ficou em 1º lugar em Araguaína com nota objetiva de 573,3 pontos. O nível socioeconômico dos estudantes da instituição é considerado “muito alto”. Em segundo lugar ficou o Colégio Nerds com nota 558,1 pontos e padrão socioeconômico “alto”.
Já em terceiro lugar ficou o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins com pontuação de 548,7 com padrão socioeconômico “médio alto”. Em quarto e quinto lugar estão, respectivamente, o Educandário Objetivo, 530,7 pontos, e o Colégio Unipositivo, com 523 pontos. Ambas possuem padrão socioeconômico “alto”.
Públicas
Entre as instituições públicas estaduais, o Centro de Ensino Médio Paulo Freire obteve novamente a melhor pontuação com 486,7 pontos, seguido do Colégio Pré-Universitário, 485,9 pontos. Em 3º lugar ficou o Centro de Ensino Médio Benjamim José de Almeida, com 480,2 pontos. Todas as três possuem nível socioeconomico “médio”.
Piores
Entre os três piores colégios com desempenho em Araguaína estão o Colégio Estadual Henrique Costa Amorim (432,6 pontos), o Colégio de Aplicação (436,4 pontos) e o Centro de Ensino Médio Castelo Branco (448,8 pontos). As três possuem padrão socioeconômico “médio baixo”.
A melhor do Tocantins
A escola com a média geral mais alta do Tocantins no Enem 2013 foi o Colégio Dom Bosco Ensino Médio Integral e Curso Ltda, de Palmas, que ficou com a média de 664,87. A instituição foi classificada com nível socioeconêomico alto e foi a única do estado a entrar para as 100 escolas com as maiores médias do país, em 80º lugar.
Desempenho em Araguaína
(AF Notícias)