Estado

Espetáculo da Paixão de Cristo em Araguaína traz novidades

Divulgação
Divulgação

Com 16 anos de tradição e mais de 300 pessoas envolvidas, entre atores e figurantes, a mais tradicional encenação da Paixão de Cristo do Estado acontecerá na próxima sexta-feira, 29 de março, a partir da 20 horas no canteiro central da Avenida Filadélfia, em Araguaína. A previsão é que cerca de 10 mil pessoas acompanhem o espetáculo durante uma hora e meia.

Para 2013, a organização do evento acrescentou dois momentos importantes da vida de Jesus Cristo e condensou a apresentação em 33 cenas, em referência à idade do personagem principal. “Todos os anos o público vai para o espetáculo esperando algo novo e fizemos questão de trazer inovações, que vão desde a adição de novas cenas até a disposição diferente dos palcos para melhorar a visualização dos expectadores”, ressalta Edna Rocha, diretora geral do espetáculo. O texto do espetáculo surgiu da pesquisa bíblica e adaptação realizada pelo ator e arteterapeuta araguainense, William Monteiro.

No espetáculo deste ano, Jesus Cristo será interpretado pelo jovem ator e músico, Paulo Anderson, uma revelação que há quatro anos participa da encenação e já representou Jesus em apresentações nos bairros.

Novas cenas

A primeira delas é a Boda de Caná, momento em que Jesus opera seu primeiro milagre: a transformação da água em vinho. “Este é um dos momentos mais simbólicos da trajetória de Cristo e queremos destacar esta passagem para deixar o espetáculo mais belo para o público”, explica o secretário de Cultura, Esportes e Lazer, Wilamas Ferreira.

Já a outra cena é a Cura do Leproso, ocasião marcante em que Jesus pede que o milagre não seja divulgado, mas mesmo assim o homem curado anuncia a todos a benção que recebeu. É a partir deste ponto que a figura de Jesus Cristo ganha repercussão no Império.

A encenação também conta com o apoio das paróquias e comunidades católicas da cidade que estão disponibilizando grupos de fiéis para dar orientações espirituais durante os ensaios. Ainda está prevista a apresentação destes grupos antes da encenação da Paixão de Cristo com um momento religioso para o público.

O espetáculo

A Paixão de Cristo é o maior expoente do período da Quaresma, entre a Quarta-feira de Cinzas e o Domingo de Páscoa. A encenação começa com a pregação de João Batista anunciando a vinda do messias. Em seguida vem o Batismo, a Tentação no Deserto, o 1º Milagre (Bodas de Caná), Sermão da Montanha, Multiplicação dos pães, Encontro com as crianças, Cura do Cego, Cura do Leproso, Chamadas da Missão e Entrada em Jerusalém.

A partir deste momento – compreendido entre o Domingo de Ramos e o Domingo de Páscoa – Jesus Cristo percorre a verdadeira Via Sacra, desde seu julgamento por Pôncio Pilatos, as 12 estações, as 3 quedas, a crucifixão e a ressurreição.

(Ascom)