Esporte Cidadania realiza 35.641 atendimentos em Araguaína
Foram realizados 35.641 atendimentos para 4.382 visitantes foram realizados durante este sábado, 26, na edição 2013 do Esporte Cidadania. De 9 às 16 horas, a população de Araguaína e região compareceu ao Centro de Atividades do Trabalhador (CAT) do Serviço Social da Indústria (SESI), entidade realizadora do evento juntamente com a Rede Globo (TV Anhanguera).
A estimativa no Tocantins era receber 5 mil pessoas e contabilizar 30 mil atendimentos. Nacionalmente, somando as 41 cidades participantes, o evento espera receber cerca de 200 mil visitantes. Apesar de receber um número de público um pouco menor, a variedade de serviços fez com que a meta de atendimentos fosse superada. Um dos fatores que interferiram no número a menor do público foi a aplicação de provas do Enem pelo Governo Federal nesta mesma data, segundo a organização.
Ao retratar um conceito mais amplo como a qualidade de vida o tema deste ano (Esporte: mais que competição, qualidade de vida) ampliou os serviços disponibilizados ao trabalhar atividades como a alimentação saudável (por meio do Programa SESI Cozinha Brasil). “Incrementamos com atividades que façam a pessoa mudar seus hábitos, ter uma vida mais saudável”, explica a coordenadora do evento no Tocantins, Patrícia Nascimento.
A partir de um dia voltado para a prática de atividades físicas, os organizadores pretendem levar para a vida das famílias os benefícios que o esporte pode proporcionar. “A partir do esporte a pessoa começa a ter valores, ela vê em si própria respostas, ao invés de procurar em um mundo que às vezes não é o certo”, explica Patrícia.
Estando em sua missão a promoção da qualidade de vida, o SESI disponibilizou uma série de serviços gratuitos com este fim nas áreas de saúde, educação, lazer e cidadania. Quem visitou o CAT neste sábado pode aferir a pressão, ter informações sobre prevenção do câncer de colo de útero (outubro rosa), participar de atividades esportivas, jogar futebol de sabão, fazer pintura facial e até mesmo cortar o cabelo.
“Se nesse dia de experimentação da prática esportiva, parte dessas pessoas enxergarem o esporte como algo importante pra vida dela, é possível conseguir resultados que mudam a vida de famílias inteiras. E, a partir desse início no esporte, quem sabe surjam grandes atletas”, finaliza a coordenadora.
Números
Pessoas/visitantes recebidos: 4.382
Atendimentos: 35.641
Voluntários: 50
Parceiros: 64