Estado

Estudantes fazem paródia de ‘Lepo Lepo’ em apoio aos professores

Divulgação
Divulgação

Alguns estudantes do Colégio Estadual Dulce Coelho de Souza, em Angico, região norte do Tocantins, criaram uma paródia do hit ‘Lepo Lepo’, da banda Psirico, em apoio à greve dos professores da rede estadual de educação. A versão foi chamada de ‘Lero Lero do Siqueira’ e o vídeo foi divulgado no youtube no sábado (5) e pode ser visto aqui.

Na música os jovens falam que a educação da rede estadual precisa melhorar e que “não tem chibata e nem chinelo, que impeça o nosso protesto”. No refrão os estudantes dizem que querem mais que ‘lero lero’, fazendo referência às promessas de campanha do ex-governador Siqueira Campos. O gestor deixou o governo na última sexta-feira (4), visando às eleições de 2014.

Professores durante manifestação na BR-153 (Foto: Sintet/Divulgação)
Professores durante manifestação na BR-153
(Foto: Sintet/Divulgação)

Os professores da rede estadual estão em greve desde o dia 24 de março. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins (Sintet), 35 mil professores pararam as atividades. Dentre as principais reivindicações estão o pagamento retroativo das progressões, o cumprimento da data-base e a revisão do plano de carreira.

Segundo o presidente do Sintet, José Roque, na tarde desta segunda-feira (7) os professores farão uma reunião para avaliar a Medida Provisória que trata do Plano de Cargos, Carreiras e Subsídios (PCCS) da educação. De acordo com o governo, a medida beneficia 3.246 professores efetivos da rede estadual de ensino.

José Roque criticou a forma como os profissionais da educação são tratados no estado. “Isso aí é uma herança maldita”, diz se referindo a falta de um plano de cargo e carreiras definitivo, que beneficie os professores.

(G1)