Estudantes se arriscam por dentro de córrego após ponte desabar na TO-430, em Arapoema
Chegar à escola tem sido um grande desafio para alunos que moram na zona rural do município de Arapoema, no norte do Estado, por causa das condições precárias da principal rodovia que dá acesso à cidade.
Um vídeo enviado ao portal AF Notícias mostra os estudantes passando por dentro do leito de um córrego na rodovia estadual TO-430. No local havia uma ponte de madeira, que já era antiga e acabou desabando. Por isso, os estudantes precisam se arriscar passando ao lado de uma cratera aberta pela correnteza.
VEJA:
Essa verdadeira maratona vem sendo enfrentada por crianças e adolescentes todos os dias. A situação precária tem prejudicado não só o acesso à educação, que é um direito constitucional, mas também os produtores rurais da região.
O problema deverá se agravar ainda mais com a chegada do período chuvoso, podendo deixar a população da zona rural totalmente isolada.
“Muito triste ver isso acontecer com as nossas crianças! O futuro do nosso Brasil… Olha só o que a criançada passa pra chegar até o colégio”, comentou uma moradora.
Os estudantes também reclamam da demora do transporte escolar. A irregularidade nos horários dos ônibus tem feito com que muitos cheguem atrasado à escola.
SEM RESPOSTAS
O portal AF Notícias solicitou respostas tanto do Governo do Estado, via Agência Tocantinense de Transporte e Obras (Ageto), quanto da Prefeitura de Arapoema, mas não obteve retorno.