Estado

Estudantes se mobilizam para desfile da independência no Tocantins

Divulgação
Divulgação

Nas principais cidades do Tocantins, estudantes se mobilizam para o Desfile Cívico de 7 de Setembro, em comemoração a Independência do Brasil. Em Palmas, a programação será neste sábado (7), às 18h, na avenida LO-1, próximo à praça dos Girassóis.

De acordo com o assessor especial da Secretaria Estadual de Educação, Lucas Xavier, cinco escolas do município e dez estaduais participam do momento cívico, somando três mil alunos. Esse ano, o tema do desfile é “25 anos de criação do Estado do Tocantins: valeu a pena!”

Participam também cerca de dois mil militares das seguintes corporações: Marinha, Exército, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Metropolitana. Haverá ainda desfile de veículos das instituições militares. “Faremos o hasteamento da bandeira, a revista à tropa e depois começa o desfile”, diz o assessor especial. Arquibancadas para a população e camarotes para autoridades serão montados na avenida.

Sul
Em Gurupi, no sul do estado, as atividades começaram no sábado (31) e seguem até este sábado (7), com o desfile que conta com a presença de 11 escolas do município, com 1500 alunos, e sete escolas do estado. As atividades começam às 7h, em frente à prefeitura da cidade, na rua 1, segue pela avenida Goiás, terminando na rua 6.

De acordo com a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação de Gurupi, Ana Lúcia Teixeira, cada escola do município apresentará um tema durante o desfile. As temáticas estão relacionadas aos projetos desenvolvidos pelas instituições. “Cada escola tem um tema, sobre família, valores, sustentabilidade, esporte, meio ambiente”, frisa.

Alunos das escolas municipais de Araguaína participam da Semana da Pátria desde segunda-feira (2) (Foto: Abdon Barbosa/SEMED Araguaína)Alunos das escolas municipais de Araguaína
participam da Semana da Pátria
(Foto: Abdon Barbosa/SEMED Araguaína)

Na Escola Municipal Lenival Correia Ferreira, cerca de 180 alunos estão mobilizados para o desfile, que abordará o esporte como transformação de vida. Segundo a diretora do colégio, Elian Santos da Silva Campos, atividades que são desenvolvidas na escola, através do programa Mais Educação, serão mostradas nas ruas. “O momento cívico é muito importante para lembrarmos da independência do país, para as pessoas não se esquecerem da nossa história.” Alunos entre 4 e 60 anos participam do momento cívico.

Norte
Em Araguaína, no norte do estado, conforme informações da assessoria de imprensa da prefeitura, o desfile começa às 8h, na Avenida Filadélfia, entre o 2º Batalhão da Polícia Militar e da Conab. Cerca de 500 alunos da rede municipal participam do ato cívico e são esperadas duas mil pessoas. Serão 31 pelotões, com a participação dos alunos, da Apae, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Militar, Companhia Independente de Polícia Militar Rodoviária e Ambiental e atletas, entre outros.

Alunos do Colégio Meu Castelinho coreografaram a música Aquarela do Brasil em Araguaína (Foto: Abdon Barbosa/SEMED Araguaína)
Alunos do Colégio Meu Castelinho coreografaram a música Aquarela do Brasil em Araguaína
(Foto: Abdon Barbosa/SEMED Araguaína)
(G1)