Estudo aponta que 25% das pessoas com perda de visão desenvolvem depressão
Campanha “Janeiro Branco” alerta para a importância de cuidar da saúde mental
De início, pode ser difícil de relacionar a saúde dos olhos à saúde da mente, mas diversos estudos ao redor do mundo já comprovaram que uma afeta a outra, e vice-versa. O corpo humano é como uma máquina que, para funcionar bem, precisa que todas as engrenagens estejam em perfeitas condições. Assim, quando qualquer parte do organismo não está normal, todo o resto pode ficar comprometido.
Na China, estudos realizados na Universidade de Sun Yat-sem mostraram que 25% das pessoas com problemas de visão tem depressão, isso representa 1 em cada 4 pessoas. O mesmo levantamento mapeou as doenças visuais mais relacionadas aos problemas de ordem psicológica, elas são: olho seco, glaucoma, degeneração macular e catarata.
Outra pesquisa, publicada pela revista Ophtalmology (da AAO – Academia Americana de Oftalmologia), examinou pacientes com degeneração macular relacionada à idade e descobriu que uma parcela dos idosos avaliados desenvolveu transtorno depressivo. A oftalmologista do Hospital de Olhos, Dra. Ana Beatriz Dias, explica porque isso acontece. “Os problemas de perda da visão costumam limitar a independência da pessoa e até isolar ela do convívio social. Essa situação afeta diretamente no bem-estar emocional do paciente”, afirma a médica.
A especialista ainda explica que o contrário também ocorre. Pessoas com algum problema de saúde mental também podem desenvolver sintomas que afetam os olhos. Em situações de estresse, por exemplo, acontecem várias alterações no corpo, liberando hormônios como o cortisol, que está associado ao descontrole do diabetes e da hipertensão, resultando em danos à visão. “Nesses casos, não adianta cuidar só dos olhos e deixar o emocional de lado. O tratamento precisa incluir a origem do problema”, diz a médica, reforçando a importância da saúde mental.
Janeiro Branco
De acordo com o Ministério da Saúde, a depressão atinge mais de 30 milhões de brasileiros ao longo da vida. Na América Latina, o país é o que tem a maior quantidade de casos da doença, segundo a Organização Mundial da Saúde. A campanha “Janeiro Branco” reforça a importância de cuidar do psicológico. Não existe boa saúde física, seja dos olhos ou de qualquer outra parte do corpo, sem saúde mental.
Fonte: Precisa Assessoria