Expectativa de consumo para natal em Araguaína cai 12%, mas comerciantes esperam aumento de 20% nas vendas
A expectativa de consumo para o Natal em Araguaína caiu 12%, se comparado ao mesmo período do ano passado, conforme informações do estudo comparativo executado pelo Instituto Fecomércio e Universidade Federal do Tocantins (UFT), feito através do cruzamento de dados das pesquisas “Expectativa de Vendas – Natal”.
Em Araguaína, os camelôs e a internet tiveram um aumento no percentual de pessoas que preferem estes meios para as compras deste ano, em contrapartida o comércio de rua teve um declínio de 13%.
A média para a compra de presentes também caiu, no ano passado a média ficou entre R$ 250,00 a 400,00 e em 2014, entre R$ 50,01 a 100,00. A forma de pagamento mais usual continuou sendo o dinheiro em espécie, mas o cartão de crédito aumentou cerca de 12%, e a utilização de cartão da própria loja subiu de 1,6% para 10,4%.
Comerciantes esperam 20% de aumento nas vendas, diz Aciara
Apesar da pesquisa mostrar uma queda de 12% na expectativa de consumo dos araguainenses, a Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara) disse que o comércio local vem acumulando taxas de crescimento constantes nas vendas de fim de ano e, em 2014, não deve ser diferente.
Segundo um levantamento feito pela ACIARA com 150 empresas do comércio local, a média de crescimento esperada para as vendas no Natal é de 20%.
A ACIARA também apurou a expectativa de contratações temporárias neste fim de ano. Das lojas pesquisadas, 36% pretendem abrir cerca de 160 novas vagas no total. “Por isso é importante que nosso comércio seja valorizado pelos consumidores. Quando o dinheiro fica na cidade, temos condições de investir mais, gerar mais emprego e renda. É aquela velha fórmula já conhecida pela população e que sempre dá certo”, explica a diretora de Comércio da associação, Hélida Dantas.
Segundo uma pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins – Fecomércio para o Natal deste ano, em Araguaína, de 400 pessoas ouvidas, 62,5% pretendem presentear amigos e familiares.
Os dados também mostram que 19,6% dos consumidores pesquisados pretendem gastar entre 50 e 100 reais; 16,4% entre 100 e 150 reais; 16% de 150 a 200 reais e 14,4% até 50 reais. 52,4% das compras devem ser pagas em dinheiro e 31,6% com cartões de débito e crédito; e entre as opções de presentes mais escolhidas estão vestuários (29,8%), brinquedos (19,9%), calçados e complementos (12,3%) e eletrônicos (7,1%).
Brasil
O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) realizaram uma pesquisa sobre a “Intenção de Compras no Natal” com 681 consumidores das 27 capitais brasileiras. O levantamento apontou que 87% dos brasileiros pretendem presentear neste fim de ano e o valor médio gasto será de R$ 122,40, um aumento real de 30% com relação a 2013, quando a média foi de R$ 86,59.
(AF Notícias)