Famílias de corujas ganham casinhas em bairros e praças de Araguaína
Corujas que vivem em Araguaína, no norte do estado, foram presenteadas por moradores com casinhas. As coberturas protegem as aves do sol e deixam os ninhos subterrâneos mais seguros. Na capital já é comum encontrar os abrigos em praças, canteiros centrais e rotatórias.
As estruturas são construídas em cima dos buracos onde elas vivem. Feitas por voluntários, cada uma tem um formato diferente. O objetivo mesmo é deixar as aves protegidas.
No setor Jardim dos Ipês é possível encontrar várias casinhas. O aposentado Aureliano Ferreira mora ao lado de uma delas, vê a família de corujas com frequência e diz que as aves são queridas pela vizinhança.
“Não fazem mal a ninguém. O bichinho precisa sobreviver também, né? E aí a casinha faz a proteção dela e dos filhotes”, disse Aureliano.
Corujas ganham casinhas em vários bairros de Araguaína — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Também há casinhas na Via Lago, um dos principais pontos turísticos da cidade. Quem passa no local se encanta com as corujas. “Sempre que passam elas estão aí. Elas não mexem com ninguém. Eu acho muito bonito. Sempre gostei da natureza, dos pássaros, das aves”, disse o pedreiro Josimar Moreira.
Objetivo das casinhas é proteger as famílias de corujas — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Apesar de serem animais silvestres, o biólogo Silionama Dantas afirma que as aves não oferecem ameaça. “Ela é muito tranquila, não está lá para perturbar ninguém. Às vezes ela dá alguma rasante em quem se aproxima do ninho, mas isso é um mecanismo de defesa, que acontece com outros animais também. Nada que prejudique qualquer ser humano”, disse.
O profissional elogiou a ação e explicou que cabe aos moradores proteger as espécies que se adaptaram à área urbana.
“As áreas naturais estão acabando, isso é fato. Esses animais estão se aproximando das cidades e quando a gente deixa de tratar eles com maldade, e trata com respeito, é muito válido”, disse o biólogo.
Aves e ninhos ficam protegidas com a cobertura — Foto: Reprodução/TV Anhanguera