Fazenda produtora de látex no Tocantins faz 1º carregamento e abre novas vagas de emprego
A Fazenda Anajá, localizada no município de Marianópolis (TO) e sede do Seringal Green Latex, iniciou o carregamento das primeiras produções de látex da safra 2024/2025. Atendendo a expectativa para essa primeira coleta, o volume carregado foi de 25.250 kg do produto.
Junto com o carregamento de outros produtores, a carga de aproximadamente 40 toneladas seguiu para a Cooperlatex – Cooperativa dos Heveicultores do Centro-Oeste e terá como destino final uma usina beneficiadora, a Hevea-Tec, localizada em Jaci, interior de São Paulo.
De acordo com Igor Avelino, administrador da Green Latex, “a produção é crescente, as próximas cargas devem aumentar o volume coletado e alcançar o pico no carregamento no mês de maio”.
“É um período melhor de produção; as plantas, uma vez mais estimuladas dentro do programado pra safra e, com a diminuição das chuvas, não se perde mais tempo com o soro utilizado na coagulação; todos esses fatores melhoram o rendimento da produção”, revela Ângela de Freitas, supervisora florestal no seringal. Eles avaliam que a produção por planta está dentro do planejado, porém, “o volume coletado está abaixo do esperado devido à falta de mão de obra”, complementa Igor.
A produção dessa primeira coleta refere-se aos cortes (sangrias) realizados no período de setembro a dezembro de 2024. No total, a produção de látex foi de 31.179 kg. A diferença para a quantidade final (25.250 kg) carregada no embarque se deve à perda natural de líquido. O segundo carregamento na propriedade está previsto para acontecer em fevereiro.
A Green Latex possui 180 mil seringueiras plantadas numa extensão de 340 hectares (ha). Na safra 2024/2025, até o momento são 40 mil árvores em produção e a expectativa de colher 300 toneladas de látex. A empresa segue ofertando vaga de emprego. Uma oportunidade de trabalho neste início de ano.
Informação complementar
Perfil Instagram – green.latex
Contato para seleção de trabalhador: (63) 99943 2121 – whats app
Fonte: AF Noticias