FIETO expõe portfólios na Agrotins
Serviços oferecidos pelo SENAI, SESI e IEL estão sendo apresentados aos visitantes
“Essa feira mostra mais uma vez que é mesmo a maior da Região Norte do Brasil, e o Sistema FIETO se faz presente novamente para mostrar ao poder público a importância da agroindústria do nosso estado. No entanto, é preciso transformar esses insumos, pois não é justo que o Tocantins se torne um exportador de commodities sem gerar empregos e renda”.
A afirmação é do presidente da Federação das Indústrias, Roberto Pires, ao participar na manhã desta quarta-feira, 4, juntamente com o governador Marcelo Miranda e comitiva, da abertura oficial da Agrotins – Feira de Tecnologia e Agropecuária do Tocantins, que segue até o próximo dia 7.
Demonstrando preocupação, Pires mais uma vez alertou para que o estado não se torne apenas um eixo viário. “Não podemos ficar vendo o trem, o caminhão e o barco passar, o Tocantins deve e precisa ser um importante eixo de desenvolvimento”, afirmou, acrescentando que não é justo que 42% do emprego formal esteja atualmente ancorado na máquina pública.
Márcia Rodrigues, diretora regional do SENAI, destaca que este ano a Agrotins traz como tema a inovação tecnológica no agronegócio, e o SENAI, segundo ela, está presente justamente por isso. “ Também à produção é necessário que se invista nisso (inovação) visando a redução de custos e aumento da produtividade, e a capacitação das pessoas necessárias em fazer essa tecnologia funcionar é o nosso foco, o nosso negócio. É por isso que estamos aqui”, explica.
O Sistema FIETO marca presença na Agrotins através de um estande onde estão sendo apresentados aos visitantes os serviços oferecidos pelo SENAI, SESI e IEL, além de uma unidade móvel de informática. Quem passa pelo local recebe portfólios com informações sobre cursos, treinamentos e capacitações disponibilizados pelas entidades do sistema indústria.