Estado

Fogo provocado dura 12h e queima vegetação e animais em Palmas

Divulgação
Divulgação

Um incêndio provocado neste fim de semana atingiu várias propriedades rurais que ficam no pé da Serra do Carmo, em Palmas. O fogo durou cerca de 12 horas e destruiu pelo menos 22 hectares, sendo uma grande parte de vegetação de chácaras. Muitos proprietários ficaram sem pasto para alimentar o gado. Um chacareiro acusado de atear fogo no local foi preso e multado.

O chacareiro Nelson Pereira dos Santos foi preso pela Guarda Ambiental de Palmas, na tarde deste domingo (13), por ser o suspeito do ato. Segundo o órgão, ele confessou, mas disse que não teve a intenção de provocar o incêndio. Santos vai responder pelo crime em liberdade. Ele foi multado em R$ 96 mil e tem 20 dias para pagar ou recorrer da decisão.

Incêndio destrói pelo menos 22 hectares na Serra do Carmo, em Palmas (Foto: Reprodução/Tv Anhanguera)
Incêndio destruiu pelo menos 22 hectares em serra
de Palmas (Foto: Reprodução/Tv Anhanguera)

Um dos prejudicados pela queimada foi o fazendeiro José Pinto, que perdeu toda a pastagem para o gado. Os canos de irrigação também foram danificados. “Só de irrigação, no mínimo, tive R$ 5 mil de prejuízo. Agora não tem nem como mensurar o prejuízo no pasto.”

Em uma chácara da região até os animais foram queimados. A vegetação ficou toda danificada. O fazendeiro Remilson Aires criticou a atuação da Defesa Civil. “Apareceu hoje [domingo] e colocou um contra-fogo, que pelo contrário, só aumentou o incêndio na minha propriedade”, disse.

(G1)