Frota de ônibus com acessibilidade e ar condicionado circula em 1º de março em Araguaína; Lontra terá contrato rescindido
O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, apresentou na manhã desta segunda-feira, dia 19, o modelo de ônibus do transporte complementar que vai entrar em operação a partir de 1º de março desse ano na cidade. Inicialmente serão nove linhas com passagem no valor de R$ 2,35 − mesmo preço cobrado pela Viação Lontra.
Segundo o presidente da Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Passageiros do Município de Araguaína (Cooperlota), David Pereira, cada micro-ônibus custou 290 mil reais. A frota completa foi orçada em R$ 15 milhões.
Durante a apresentação, Dimas esclareceu que neste momento está em processo de implantação o transporte complementar, a partir deste modelo de ônibus. “Estamos andando e demarcando os pontos, fazendo algumas alterações nas rotas, mas todo mundo será beneficiado”, explicou o prefeito. Até o momento, foram 191 paradas de ônibus; o total ultrapassa 200 pontos, distribuídos em toda a cidade.
As visitas nos bairros devem continuar até serem definidos todos os pontos de cada uma das linhas, e também verificando as condições das ruas por onde vão passar os veículos. Se houver necessidade, recuperá-las para facilitar o tráfego dos ônibus.
Segundo o prefeito, até o final desse ano, o contrato com a Viação Lontra será encerrado e uma nova licitação será realizada pela Prefeitura para novas empresas ou até mesmo a Cooperlota possa operar nas rotas já existentes. Realizando e concretizando dessa forma mais um compromisso firmado com a população de Araguaína durante a campanha eleitoral, a quebra do monopólio do transporte público na cidade.
Veículos
Serão 45 veículos, que vão fazer nove rotas e duas linhas rurais para atender os usuários do transporte coletivo de Araguaína, de uma maneira mais eficiente, com maior segurança e qualidade. Ainda terá mais cinco veículos de reserva para atender qualquer tipo de eventualidade. A capacidade do transporte complementar é de atender 12 mil pessoas por dia.
Todos os ônibus terão ar condicionado, sistema GPS de localização, além do sistema de bilhetagem eletrônica, com cartões diferenciados para estudantes, idosos, deficientes e acompanhantes. Além disso, todos os veículos serão adaptados para atender os deficientes físicos. Ainda serão instalados dois centros de monitoramento, para acompanhar o andamento das linhas e a qualidade do serviço oferecido aos usuários. A garagem será instalada no DAIARA – Distrito Agroindustrial de Araguaína, para a manutenção dos veículos.
Ressaltando que 10 veículos terão a capacidade para 40 pessoas sentadas e mais 40 em pé, para atender os bairros que tiver maior quantidade de usuários, como o Costa Esmeralda e o Novo Horizonte, em horários de pico. O restante da frota terá a capacidade para 25 pessoas sentadas e 30 em pé. As novas rotas serão executadas sob o planejamento, direção, coordenação, controle e fiscalização da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (AMTT).
Novas linhas
1- Faculdades (ITPAC, Senai, FACDO, IFTO, UFT/Cimba e UFT/Veterinária) ao Setor Monte Sinai
2- Residencial Costa Esmeralda ao Setor Patrocínio
3- Setor Xixebal ao Maracanã
4- Setor Couto ao Setor Vitória
5- Jardim dos Ipês ao Bairro JK
6- Araguaína Sul ao Tereza Hilário
7- Hospitais à Vila Azul
8- Jardim Belo à Rodoviária
9- Povoado Novo Horizonte até o Detran
(AF Notícias)