Economia e Mercado

Fusões e Aquisições (F & A)

Divulgação

Nas últimas duas décadas o Brasil passou por diversas mudanças econômicas e sociais e esse cenário não é diferente no Tocantins e muito menos na nossa cidade Araguaína.

A estabilidade da moeda e a contenção da inflação foram, sem sombra de dúvidas, os pontos fortes desse período. Associado a estes acontecimentos, foi possível vivenciar, também, a integração do país aos diversos países desenvolvidos e com isso acompanhar o desenvolvimento tecnológico aos quais estes países estavam passando. A abertura econômica, o livre comércio entre os países, culminado em blocos econômicos, também levou o Brasil a fazer parte de uma sociedade desenvolvida, a qual não se tinha acesso há algumas décadas.

Com este turbilhão de acontecimentos dentro da economia brasileira e mundial, era de se esperar que a as empresas começassem a passar, também, por modificações para poder se adaptar a nova realidade econômica mundial. Como alternativa para a sobrevivência, perpetuidade e até mesmo estratégia de crescimento, as Fusões e Aquisições (F & A) começam a ter uma forte presença na economia mundial inclusive na brasileira.

As empresas buscam ao longo de sua existência, não só a consolidação no mercado como também a expansão de suas fronteiras. Para se firmar no mercado, executivos e gestores experientes são convocados e estratégias são lançadas para que as firmas se perpetuem. Neste cenário as fusões e aquisições surgem como alternativa à consolidação no mercado existente e, muitas vezes, acompanhada de saltos tecnológicos e expansão do mercado atendido pela empresa.

Fusão pode ser conceituada como sendo quando a empresa compra os ativos e passivos de outra empresa. A empresa compradora permanece com seu nome e a empresa que foi comprada deixa de existir.

Outra modalidade de fusão é a consolidação, que não deixa de ser uma fusão, porém neste caso as duas empresas deixam de existir, tanto a compradora quanto a vendedora. Surge então uma nova empresa, formada da junção das duas empresas envolvidas na operação.

Empresários. Empreendedores, estudantes de do curso de Administração devem estar se perguntando, mas será que precisamos saber disso aqui em Araguaína?

Claro que sim, estamos no momento certo, na hora certa e no lugar certo, o que é o melhor.  Somos uma cidade que enche os olhos de grandes e médios empresários que pensam em abrir novas empresas aqui em nossa cidade a partir de fusões e aquisições.

Claro que passamos ainda por alguns gargalos impressionantes como o caso do nosso aeroporto, veja bem, é inédito, um aeroporto ficar fechado em uma cidade tão importante economicamente como Araguaína, isso é algo que não tem explicação, perdemos muitas divisas, visitas de novas empresas, vai abrir as Casas Bahia em Palmas no Tocantins e tenho certeza que um dos Diretores desse grande grupo teve o interesse de visitar as maiores cidades da região. Imaginemos nós donos de um grupo como as Casas Bahia e pela primeira vez abrindo uma loja em um estado novo, investindo milhões, com avião particular, você não iria querer dar uma esticadinha até uma cidade tão bem falada economicamente como Araguaína? Mas, como sem aeroporto? Imagine se esse empresário tivesse a oportunidade de conhecer nosso pujante comércio, nossas lojas e nesse momento entendesse que Araguaína seria uma melhor oportunidade em médio prazo do que a nossa capital Palmas (o nosso comércio é mais forte) para uma fusão ou até mesmo uma aquisição.

Enfim, temos que criar essas oportunidades, como? Trabalhando nossas empresas de uma forma profissional, trabalhando nossa cidade para esses novos mercados, temos que entender que os mercados tradicionais como o Sul e Sudeste estão completamente saturados e é a horas das médias cidades do Norte e Nordeste do país.

O Brasil foi o país mais procurado para acordos do tipo fusão e aquisição no ano passado. A informação é da consultoria de bancos de investimento Dealogic. Não deixe a sua oportunidade passar!

 Giuflávio Giuseppe Ferraz
Palestrante
Colunista
Diretor Adm. do Colégio Unipositivo
Graduando em Direito e Processos Gerenciais