AraguaínaDestaqueEstadoPalmas

Gama-plus: nova variante é identificada em Araguaína, Palmas e outras 13 cidades

Pesquisadores da Universidade Federal do Tocantins (UFT) realizaram a identificação e o sequenciamento genético de 36 genomas de Sars-CoV-2 de amostras do coronavírus coletadas em 15 cidades do Tocantins.

Todas as amostras contaram com a presença da variante Gama (antiga P.1 que surgiu em Manaus), de acordo com informe publicado neste mês de agosto pela Rede Corona-Ômica.BR-MCTI. Com esses dados, a UFT é a universidade que mais sequenciou genomas do coronavírus no Tocantins.

Essas variantes encontradas apresentam novas mutações, sendo a maioria, 25 delas, classificadas como P.1.7 [Gama-plus], 10 como P.1 clássica [Gama] e uma como P.1.2. Esses dados mostram uma disseminação da P1 e surgimento de novas variantes Gama“, explica o pesquisador e professor Fabrício Campos, do curso de Engenharia e Bioprocessos e Biotecnologia do campus da UFT em Gurupi.

A P.1 clássica é aquela que foi identificada inicialmente em Manaus no ano passado. A P.1.7 é a variante que vem sendo chamada de Gama-Plus (P681H), porém, esse termo é criticado pela comunidade científica internacional. Também não há indícios científicos ou epidemiológicos de que ela cause quadros mais graves de Covid-19.

A cepa identificada como P.1.2 é outra mutação da linhagem P1 e foi identificada inicialmente no Rio de Janeiro.

O professor acrescenta que “esses 15 municípios demonstram que há uma dispersão do vírus por todo o estado e isso está relacionado com o número de amostras. Então, em todos esses municípios, temos a circulação da variante Gama e de novas variantes derivadas da Gama, demonstrando que ainda não é o momento de relaxar com as medidas de proteção”.

VEJA TAMBÉM

As cidades em que as amostras foram coletadas são:

  1. Araguaína
  2. Aurora do Tocantins
  3. Combinado
  4. Conceição do Tocantins
  5. Dois Irmãos do Tocantins
  6. Filadélfia
  7. Formoso do Araguaia
  8. Gurupi
  9. Lagoa da Confusão
  10. Miracema
  11. Palmas
  12. Paraíso do Tocantins
  13. Porto Nacional
  14. Rio Sono e
  15. Santa Maria do Tocantins

A pesquisa foi realizada por meio do Laboratório de Bioinformática & Biotecnologia (Labinftec) da UFT, em colaboração com o Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen-TO).

Fonte: AF Noticias