Geração “ Google it”
Que a internet tomou um enorme espaço em nossas vidas não é novidade. Temos agora uma fonte colaborativa chamada web, a enorme biblioteca digital que são os buscadores: Google, Bing, etc. Estamos cada vez menos presos a bibliotecas e livros.
Que a tecnologia surgiu para facilitar as nossas vidas e torná-las bem mais práticas também não é uma novidade. A tecnologia serve para redesenhar o nosso cotidiano, é realmente uma ilusão nós acharmos que a educação estará imune ao vírus da virtualidade e da inovação.
Muitos alegam que essa era google em que vivemos por um outro lado “emburrece” as pessoas. Particularmente, não concordo com isso. O que a internet nos proporciona hoje é fascinante, basta você saber buscar corretamente a informação. Temos acesso a informações infindáveis, de diversas formas e assuntos. Acesso a diversos livros, artigos, jornais, e por aí vai. Além de tudo temos a interação, a acessibilidade e a instantaneidade que a internet proporciona.
Estamos falando de uma geração que abriu portas, extrapolar os limites. Vejo a internet como uma conexão com o Universo.
Só “emburrece” aquele que quer emburrecer. É um mundo que há também o livro arbítrio. Você navega por onde quer navegar e obtém a informação que quer obter. Seja ela inútil ou riquíssima em conteúdo.
Não desmerecendo jamais os bons livros, os bons jornais impressos e revistas. Mas é assim que caminha a humanidade. Com passos de gigante e muita criatividade.
Natália Barreto