DestaqueEstadoPalmas

Governador troca comandante-geral da PMTO em meio a onda de homicídios em Palmas

O governador Wanderlei Barbosa trocou o Comando Geral da Polícia Militar (PMTO) em meio à crise gerada por uma onda de violência em Palmas. O Coronel Júlio Manoel da Silva Neto foi exonerado do cargo de comandante-geral. Em seu lugar assume o Coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, que também será o secretário-Chefe da Casa Militar.

A mudança foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (27/08). Foi nomeado ainda o Coronel Cláudio Thomaz Coelho de Souza como Chefe do Estado Maior da Polícia Militar do Tocantins, que assume o cargo no lugar do também Coronel PM Wesley.

 

Outra nomeação publicada no DOE foi do Coronel Cláudio Thomaz Coelho de Souza, para exercer o cargo de Chefe do Estado Maior da Polícia Militar, no lugar do Coronel Wesley Borges Costa.

A mudança ocorre em meio a uma onda de violência em Palmas. Só no mês de agosto 18 pessoas já foram assassinadas na capital. No mesmo período do ano passado foram dois homicídios.

PERFIL DO NOVO COMANDANTE

O Coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça é do Quadro Operacional da Polícia Militar do Tocantins – PMTO e natural de Goiânia (GO) e formado pela Academia de Polícia Militar de Minas Gerais, onde foi declarado aspirante a oficial no ano de 2001.

Coronel Barbosa é Bacharel em Segurança Pública pela Academia Policia Militar de Minas Gerais, realizou o Curso de Especialização “Lato Sensu” em Segurança Pública pela Polícia Militar da Paraíba, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Segurança Pública, Cidadania e Direito pela FAC Unicamp, Curso de Especialização Lato Sensu de Gestão Tecnológica Educacional pela Polícia Militar da Paraíba, Curso Política e Planejamento e Gestão Estratégica em Segurança Pública.

Ele possui Curso de Tiro Policial Método Giraldi, Curso de Identificação Veicular ministrado pela Polícia Rodoviária Federal, Curso de Segurança Física e Dignitários pela TEES Brazil na cidade de Curitiba-PR e Curso Fundamentos para Repressão ao Narcotráfico e Crime Organizado.

O militar desempenhou suas atividades dentro de PMTO como instrutor de Legislação de Trânsito para alunos do Curso de Formação de Oficiais, Curso de Habilitação de Oficiais, Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos e Cursos de Habilitação de Sargento e Cabo e Legislação Específica para o Curso de Formação de Soldado.

Na corporação exerceu diversas funções operacionais, administrativas e de comando, como o comando e subcomando de Unidades como Comandante da 1ª Companhia do 1º BPM e Chefe da Seção de Trânsito do 1º BPM nos anos de 2001 a 2003, Comandante da Companhia de Alunos e Coordenador do Curso de Habilitação de Cabos na Academia de Policia Militar Tiradentes no ano de 2004, Chefe de Equipe de Segurança do Governador e Ajudante de Ordens do Governador do Tocantins entre os anos de 2004 a 2009, Chefe da Segunda Seção do Estado Maior da Polícia Militar do Tocantins no ano de 2010, Sub-Comandante do 4º BPM nos anos de 2011 e 2012, Sub-Comandante do Comando de Policiamento da Capital nos anos de 2013 e 2014, Ajudante de Ordens do Governador entre os anos de 2015 até março de 2018, Comandante do 4º BPM de 2018 a 2019, Chefe Estado Maior da PMTO nos anos de 2019 a 2021.

Silva Neto foi exonerado neste sábado, após crise gerada por onda de violência em Palmas.

Fonte: AF Noticias