Estado

Governo abre processo seletivo para cursos na área da Saúde

Divulgação
Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau ) abriu prazo para inscrição em processo seletivo para quatro cursos diferentes oferecidos pela pasta.

Ao todo, são 140 vagas para alunos e 10 para instrutores. Os candidatos têm até o dia 30 de abril para se inscrever.

Os interessados no curso Epidemiologia e sua aplicabilidade na saúde pública; curso básico de investigação de surto e resposta às emergências em saúde pública; e curso básico em análise e interpretação de dados epidemiológicos devem preencher a ficha de inscrição e demais formulários necessários disponíveis nos anexos dos editais e enviar para o e-mail: [email protected]. No campo assunto o interessado deverá colocar: “Inscrição – (nome do curso de interesse)”.

Já as inscrições para o curso de operacionalização de unidades sentinelas serão feitas exclusivamente no Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Departamento de Vigilância e Proteção à Saúde – Anexo I.

Os editais podem ser conferidos no Diário Oficial do Estado n º2.237, de 18 de abril de 2013 (www.diariooficial.to.gov.br) ou no site da Sesau (www.saude.to.gov.br)

Cursos
1.Processo de seleção para Instrutores do Curso de Operacionalização de Unidades Sentinelas no âmbito do Programa de Vigilância em Saúde de População Exposta a Poluentes Atmosféricos – VIGIAR (Edital/Sesau nº35, de 15 de abril de 2013).

O objetivo do curso é capacitar os técnicos municipais de saúde, visando à implantação e operacionalização de Unidades Sentinelas da área de vigilância de populações expostas a poluentes atmosféricos para a identificação, notificação e monitoramento dos casos de Asma, Bronquite e Infecções Respiratórias Agudas (IRA’s).

Serão ofertadas 60 (sessenta) vagas para alunos, em 3 (três) turmas em datas distintas. Além de duas (02) vagas destinadas a compor o quadro de instrutor/facilitador.

A inscrição desse processo será exclusivamente realizada no Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Departamento de Vigilância e Proteção à Saúde (Anexo I).

Endereço: Quadra 104 Norte, Av. LO 02, Lote 30, Edifício Lauro Knop, 5º Andar/ Horário:De 13h às 18h horas

2. Processo de seleção para Instrutores do Curso de Epidemiologia e sua Aplicabilidade na Saúde Pública (Edital/Sesau nº36, de 15 de abril de 2013).

O objetivo geral é capacitar os profissionais de saúde da Diretoria de Vigilância e Proteção à Saúde em abordagem da vigilância epidemiológica, com a utilização de métodos e técnicas estatísticas para a avaliação de riscos e de associações causais, relativos ao processo saúde-doença.

Para este curso será ofertado 35 (trinta e cinco) vagas para alunos, em uma única turma. Além de mais 03 (três) vagas destinadas a compor o quadro de instrutores/facilitadores.

3. Processo de seleção para Instrutores do Curso Básico de Investigação de Surto e Resposta às Emergências em Saúde Pública (Edital/Sesau nº37, de 15 de abril de 2013).

O objetivo do curso é capacitar profissionais de saúde para investigação epidemiológica de surtos e emergências em saúde pública, ampliar a participação das unidades de saúde; melhorar a coleta de dados; aperfeiçoar a investigação de surtos e auxiliar na melhoria dos mecanismos de divulgação das informações das investigações.

O curso terá caráter presencial, sendo que serão ofertadas 34 (trinta e quatro) vagas para alunos que concluíram o módulo l, que foi realizado em novembro de 2011. Além disse, será ofertado o total de 04 (quatro) vagas, destinadas a compor o quadro de instrutores/facilitadores.

4. Processo de seleção para Instrutores do Curso Básico em Análise e Interpretação de Dados Epidemiológicos (Edital/Sesau nº38, de 15 de abril de 2013).

O objetivo é qualificar os profissionais de saúde dos Núcleos Hospitalares de Epidemiologia (NHE) e do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS)/SESAU/TO, em abordagens analíticas e interpretativas de dados de internação hospitalar de interesse epidemiológico, aliada à qualidade dos sistemas de informação para subsidiar o desempenho das funções gestoras na solução dos problemas de saúde.

O curso terá caráter presencial, sendo que serão ofertadas dezoito (18) vagas para alunos, em uma única turma, e uma (01) destinada a compor o quadro de instrutores/facilitadores.

(Fonte: ATN)