Governo dá sugestões caso Cinthia ‘decida investir’ recursos para combate à covid-19
As inúmeras postagens de lamentações feitas pela prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) em sua conta no Tiwitter, nesta terça-feira (4), trouxeram resultados inesperados: baixa no comando da Saúde Municipal e uma nota bem crítica do Governo do Estado, trazendo sugestões caso a prefeita “decida investir” os recursos recebidos para enfrentamento da Covid-19.
BAIXA
Logo após Cinthia dizer que não decretaria o lockdonw de forma isolada, sem o apoio dos municípios vizinhos, o então secretário municipal de Saúde, Daniel Borini Zemuner, entregou sua carta de demissão alegando motivos familiares e pessoais.
Em um dos vários posts de lamentações, a prefeita marcou o governador Mauro Carlesse (DEM), justificando que a falta de um Hospital Municipal em Palmas estaria sendo suprida com a contratação de leitos na rede privada e estruturação das unidades de saúde.
“Em Palmas não temos um HOSPITAL MUNICIPAL, infelizmente… Não posso hoje dar esse suporte ao gov@maurocarlesse, mas a média e alta complexidade ‘ambulatorial’ (UPAS), assim como leitos clínicos contratados, estão sendo geridos com muito amor, competência e responsabilidade”, tuitou a prefeita.
RESPOSTA
A resposta veio a galope. No início da noite, o Governo do Estado divulgou uma nota assinada pelo secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini, com algumas ‘sugestões’ para que a Prefeitura de Palmas faça sua parte no atendimento dos pacientes de Covid-19 e evite um possível colapso no sistema de saúde da capital.
Em tom de crítica, o secretário disse que a gestão da prefeita “tem muito a contribuir com o Estado no atendimento aos casos da Covid-19 na Capital”.
A nota diz ainda que “caso a Prefeita Cinthia Ribeiro decida investir os recursos destinados pelo Ministério da Saúde para o combate à Covid-19, contratando leitos clínicos e de UTI, médicos e demais profissionais de saúde, ou até mesmo para montar hospital de campanha, somará muito ao esforço já empenhado pelo Governo do Estado durante toda a Pandemia”.
Para finalizar, o secretário ressalta que Palmas é a 2ª colocada no ranking de casos de Covid-19 no Tocantins e que a prefeitura deve ‘gastar’ com ações efetivas e reduzir a demanda via Estado.
NOTA NA ÍNTEGRA
“O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, entende que a Prefeitura de Palmas tem muito a contribuir com o Estado no atendimento aos casos da Covid-19 na Capital.
Caso a Prefeita Cinthia Ribeiro decida investir os recursos destinados pelo Ministério da Saúde para o combate à Covid-19, contratando leitos clínicos e de UTI, médicos e demais profissionais de saúde, ou até mesmo para montar hospital de campanha, somará muito ao esforço já empenhado pelo Governo do Estado durante toda a Pandemia.
Cabe destacar que Palmas é o segundo município que mais tem casos confirmados de Covid-19. No entanto, tanto os cidadãos palmenses como de outros municípios do Estado, sem exceção, quando necessitam, são atendidos nos leitos ofertados pelo Governo do Tocantins.
Portanto, o reforço no atendimento por municípios que dispõem de recursos para fazê-lo, serão sempre de grande importância para toda a população.
Luiz Edgar Tollini | Secretário de Estado da Saúde”
Fonte: AF Noticias