Governo do Estado exonera presidente da Agência de Metrologia e designa interino
O presidente da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM), Rérison Antonio Castro Leite, foi exonerado do cargo nesta sexta-feira (08).
A portaria oficializando a saída é assinada pelo secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes Filho, e menciona que Rérison Antonio pediu a própria exoneração. Ele é filho do governador Wanderlei Barbosa e estava no cargo desde a gestão de Mauro Carlesse (Agir).
Anderson Luiz Justino Martins, ocupante do cargo de assistente administrativo, foi designado para responder interinamente pela agência.
SOBRE A AEM
A AEM é uma autarquia estadual, vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado do Tocantins. Atua em conformidade com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), baseada na legislação metrológica e nas normativas implementadas por aquela autarquia federal, sendo o órgão delegado no Tocantins.
A agência foi criada com a finalidade de executar as atividades metrológicas legais e da avaliação da conformidade alicerçadas na rastreabilidade de seus padrões, visando a proteção e orientação da sociedade nas relações de consumo. Compete à pasta prover confiança à sociedade tocantinense nas medições e nos produtos, por meio da metrologia e da avaliação da conformidade.
Ampliando o leque de ações, a AEM também tem como foco a atribuição educativa de orientar sobre a necessidade da certificação dos produtos, que são testados e avaliados antes de serem inseridos no mercado. E atua na conscientização por parte do fabricante e do comerciante da necessidade do selo de identificação de conformidade, visando especialmente a harmonização das relações de consumo, inovação e a competitividade no estado.
Fonte: AF Noticias