DestaqueEstado

Governo e Banco de Brasília discutem novos empréstimos e abertura de agências no Tocantins

Uma comitiva de gestores do Tocantins se reuniu com representantes do Banco de Brasília (BRB), nesta terça-feira (16), na Capital Federal, para realizar tratativas sobre novas operações de crédito para o Estado.

Conforme o secretário de Estado da Fazenda (Sefaz), Júlio Edstron, que acompanhou a comitiva, a reunião foi mais um passo para o relacionamento do Estado com a instituição, que é um banco público com participação social.  “A comitiva fez uma visita ao BRB visando que o banco venha a trabalhar em diversos segmentos do Estado. É muito importante que o Estado reconheça a importância das instituições financeiras porque elas serão parceiras do nosso desenvolvimento”, afirmou.

Para o secretário  de Estado da Administração (Secad), Paulo César Benfica, a reunião já trouxe bons frutos no que se refere a uma perspectiva de parceria a longo prazo. “A reunião foi muito produtiva e fizemos uma prospecção de uma parceria ampliada, vislumbrando futuros negócios”, relatou.

Investimentos

A construção da nova ponte sobre o rio Tocantins, na rodovia TO-255, em Porto Nacional, recebeu investimentos via empréstimo junto ao BRB. “Nesse momento estamos tratando de destravar mais uma etapa de medição dos trabalhos, o que possibilita a entrada de novos recursos no tesouro do Estado”, explicou.

Com relação a novos recursos destinados à infraestrutura do Estado, com obras já em andamento, o BRB deve realizar uma visita ao canteiro de obras no rio Tocantins. Até o momento, essa edificação, que está em construção, recebeu o investimento de R$ 149 milhões e está com o cronograma em dia. A conclusão da obra ligará a região à Ferrovia Norte-Sul, principal via de escoamento de grãos do sudoeste baiano e do Tocantins.

Outro assunto tratado durante a reunião é sobre a vinda da instituição financeira, com estrutura física, para o Tocantins, que deve ocorrer em breve. O BRB é uma instituição de sociedade de economia mista, cujo acionista majoritário é o Governo do Distrito Federal.

O BRB possui um quadro de 3.280 empregados e, além disso, conta com o apoio de 450 estagiários, 120 aprendizes e 705 terceirizados, gerando assim mais de 4.500 postos de trabalho. Atualmente dispõe de 138 pontos de atendimento, com 123 agências no Distrito Federal e no Mato Grosso do Sul (MS), Mato Grosso (MT), Minas Gerais (MG), Goiás (GO), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).

Fonte: AF Noticias