DestaqueEstado

Governo estuda desenvolvimento logístico e aumento da empregabilidade

Foto por: Elson Caldas/Secom

Dados, informações e demandas principalmente de empregos que sirvam para elaborar um plano de estudos que resultem no desenvolvimento do Centro Logístico de Aguiarnópolis e demais regiões do entorno da Ferrovia Norte-Sul estão sendo discutidos no evento “Desafios e Oportunidades”, realizado nesta quinta-feira, 15, no auditório da Unitins, em Palmas.

Segundo o secretário da Indústria e Comércio, Paulo Massuia, o Governo do Estado trabalha na transversalidade e este evento mostra isso, são várias secretarias envolvidas em busca de informações entre as empresas envolvidas no projeto da ferrovia, no transporte e no que tange à logística envolvida. “Buscamos principalmente saber se nossos incentivos fiscais são competitivos frente aos dos outros estados. O evento também é rico no sentido de compartilhar informações entre as empresas envolvidas porque uma depende da outra, por exemplo, a Granol depende de ferrovia, de porto e de energia elétrica. Outra demanda que buscamos é a de mão de obra, para sabermos em que momento e que tipo de profissional estas empresas precisarão, para oferecer oportunidades aos tocantinenses para que estas pessoas aproveitem bem todas as ofertas de empregos que surgirem”.

A oportunidade de emprego aos tocantinenses será viabilizada por capacitações. Segundo o secretário da Ciência e Tecnologia, Borges da Silveira, “o Governador Siqueira Campos estabeleceu uma meta e nós vamos cumprir, levando cursos profissionalizantes a todas as regiões do Estado, de acordo com suas demandas. Tudo isso, para oferecermos profissionais a todas as empresas que se instalem no Tocantins, já fizemos isso com a Bunge e ontem fizemos uma reunião com o Senai, com o qual buscamos parceria para darmos cursos de logística, pois o órgão já tem técnicos nesta área e dentro deste propósito o Tocantins tem que se preparar”.

O potencial logístico do Estado foi reforçado pelo prefeito de Aguiarnópolis, José Rubens Cabral. “Nosso município é um ponto geográfico muito estratégico e esperamos a instalação de uma plataforma multimodal no município e certamente trará muito desenvolvimento para a região e para todo o Tocantins, principalmente por ser um Estado com grande potencial logístico”.

(Aldenes Lima-Secom_