Governo publica novo edital e aumenta número de vagas no concurso da Educação para 5.242
O concurso público da Educação do Tocantins agora contará com 78 vagas para coordenador pedagógico (53) e orientador educacional (25) na educação indígena, somando, desta forma, 5.242 oportunidades. Antes, eram 5.164.
O novo edital, de nº 03/2023, foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (17/03) e visa atender demanda apresentada por representantes dos povos indígenas em audiência pública.
O secretário Fábio Vaz destacou que o certame também visa atender as especificidades das escolas indígenas do Tocantins. “O certame considera as especificidades socioculturais de cada povo, visto que ofertamos um ensino bilíngue e estamos ampliando o número de vagas para que profissionais cada vez mais qualificados possam atender os nossos estudantes indígenas. Essa ampliação também é fruto do diálogo com as lideranças que trouxeram algumas reivindicações nesse sentido“, ponderou.
A audiência pública foi realizada no dia 9 de março na sede da Procuradoria da República no Estado do Tocantins, com representantes das comunidades indígenas, o Ministério Público Federal (MPF/TO), a Fundação Nacional do Índio (Funai/TO), Núcleo Especializado de Questões Étnicas e Combate ao Racismo (Nucora) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e representantes da Comissão do Concurso.
Certame
Com remuneração inicial de R$ 4.826,20, o concurso público segue com as inscrições abertas 10 de abril. A taxa custa R$ 150, exceto os candidatos às vagas para a educação indígena, que são isentos.
As provas estão agendadas para o dia 11 de junho de 2023, e serão realizadas em sete municípios tocantinenses: Araguaína, Araguatins, Arraias, Gurupi, Miracema do Tocantins, Palmas e Paraíso do Tocantins.
As vagas atenderão 137 municípios do Estado, com exceção de Monte Santo e Chapada da Areia, que ainda não possuem escolas estaduais.
Vagas
Professor da Educação Básica – Professor Regente – 4.508 vagas
Professor da Educação Básica – Coordenador Pedagógico – 249 vagas
Professor da Educação Básica – Orientador Educacional – 264 vagas
Professor da Educação Básica na educação indígena – 143 vagas
Professor da Educação Básica – Coordenador Pedagógico na educação indígena – 53 vagas
Professor da Educação Básica – Orientador Educacional na educação indígena – 25 vagas
Fonte: AF Noticias