Greve de servidores do quadro geral do TO chega ao fim após 17 dias
Os servidores públicos do quadro geral do Tocantins decidiram pelo fim da greve na tarde desta quinta-feira (2), após 17 dias de paralisação. Foram 189 votos a favor da continuidade da greve, contra 200.
De acordo com o presidente do Sindicado dos Servidores Públicos do Estado (Sisepe), Cleiton Pinheiro, um dos objetivos da paralisação era o pagamento da data-base em parcela única, o que não foi atingido.
Segundo ele, a paralisação foi encerrada porque “os servidores entenderam que houve avanço com a aprovação do projeto formulado pelos deputados estaduais, pela Assembleia Legislativa na tarde desta quinta-feira”.
A proposta propõe o pagamento da data-base em duas parcelas. A primeira (4,17%) deve ser paga ainda neste mês de julho, junto com o retroativo gerado nos meses de maio e junho. Já a segunda (4%) deverá ser paga em outubro deste ano. Os retroativos gerados entre maio e setembro de 2015 devem ser pagos em 12 parcelas, de janeiro a dezembro 2016.
Além de diminuir os prazos de pagamento, a proposta diminui de 24 para 12 vezes o parcelamento do retroativo. A recomendação do Sisepe é de que todos os servidores voltem ao trabalho a partir dessa sexta-feira (3).
(G1)