Guarda Municipal de Araguaína seleciona mais 20 aprovados para aumentar efetivo nas ruas
A Prefeitura de Araguaína divulgou a lista com 52 pessoas aptas a entregar os documentos para a fase de Investigação Social com o objetivo de selecionar 20 aprovados para compor a Guarda Municipal de Araguaína (GMA).
O procedimento é importante para saber se o candidato tem algum impedimento para a função e averiguar se ele ainda tem o interesse de fazer parte da corporação. Os relacionados têm até a próxima quarta-feira, 7 de junho, para fazer o procedimento.
Os documentos necessários para a Investigação Social são:
a) uma foto (3×4);
b) cópia de documento de identidade;
c) cópia de CPF;
d) cópia Carteira Nacional de Habilitação;
e) comprovante de residência;
f) certidões negativas criminal emitido pela Justiça Estadual e Federal;
g) certidões de antecedentes criminais emitido pela Polícia Federal, e pela Secretaria de Segurança Pública onde tenha residido nos últimos 05 (cinco) anos.
Os documentos podem ser entregues presencialmente na Secretaria Municipal de Administração, localizada na Rua 25 de Dezembro, número 307 (prédio do antigo Fórum) ou enviados por e-mail, em formato PDF, para o endereço [email protected].
Distribuição das vagas
Do total de 52 selecionados, três são para PCD (Pessoas com Deficiência) e um deles deve ficar com uma das 20 vagas, uma vez que a legislação exige 5% de PCDs. Depois da Investigação Social, os 20 selecionados serão chamados para o Curso de Formação. Caso o número de aprovados na Investigação Social seja superior às 20 vagas oferecidas, o critério de desempate será a colocação no concurso público.
O planejamento da ASTT (Agência Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte) é iniciar a preparação dos guardas no mês de julho. O curso terá duração média de cinco meses, por isso o novo efetivo deve estar nas ruas de Araguaína em dezembro.
“Hoje contamos com 25 guardas e, após o curso de formação, teremos 45. Já será um contingente maior que vai nos ajudar a ampliar a segurança em Araguaína”, ressaltou o presidente da ASTT, Israel Vasconcelos.
Onde a GMA atua?
Em operação desde junho de 2021, a GMA atua na proteção da população que usa bens, instalações e serviços municipais, além de resguardar o patrimônio público e atuar em parceria com outras forças de segurança da cidade. Durante este período, a Guarda realizou mais de 8,4 mil ações em Araguaína, entre patrulhamentos, recuperação de veículos furtados ou roubados, autuação de embriaguez no volante, apreensão de arma de fogo e situações de violência contra a mulher.
Nas ruas da cidade, em parceria com os agentes de trânsito da ASTT (Agência de Segurança, Transporte e Trânsito), a GMA executa ações de prevenção a acidentes com blitzen de educativas e de fiscalização.
O número oficial para acionar a GMA é o 153 e o canal de atendimento já está bem divulgado entre a população. Durante todo o ano de 2022, o órgão recebeu 567 chamados e, somente nos dois primeiros meses de 2023, a quantidade de ligações já chegou a 234.
A relação das pessoas convocadas está disponível aqui.
Fonte: AF Noticias