Gurupi reduz para 21 dias o intervalo entre a aplicação das duas doses da Pfizer
O intervalo entre as duas doses da vacina Pfizer foi reduzido para 21, dias em Gurupi. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) a imunização contra Covid-19 neste formato começa a valer a partir desta terça-feira (19), já que o município tem doses disponíveis para fazer essa antecipação.
“Nós temos um estoque grande de vacinas, com uma boa disponibilidade de doses e com essa antecipação nós podemos terminar a imunização dos adolescentes e dos jovens adultos. Estamos com expectativa que a antecipação atraia o público para completar o seu plano vacinal e que a gente consiga fazer a imunização completa de quase toda a população que está restando em Gurupi”, disse o diretor de Vigilância e Proteção à Saúde de Gurupi, Marcus Teixeira Marcolino.
Locais de vacinação
A prefeitura informou que a partir desta terça-feira (19) a vacinação da primeira e segunda dose ou o reforço de todos os imunizantes (Pfizer, CoronaVac e AstraZeneca) serão em dois locais:
- Escola Municipal Antônio de Almeida Veras, na Av. Brasília;
- Sesi, na Avenida Sergipe;
A vacinação em Gurupi está disponível para toda população a partir dos 12 anos de idade. Para a primeira dose dos adolescentes é necessário o acompanhamento dos pais/responsáveis e apresentação de cópia dos documentos, juntamente com o termo de consentimento devidamente assinado, que está disponível no site da prefeitura. O menor deverá apresentar ainda a cópia dos documentos pessoais e o cartão de vacinação.
Já para a segunda dose é preciso apenas que o menor leve o cartão de vacina e esteja acompanhado dos pais/responsáveis.
Dose de Reforço
Gurupi oferece atualmente a dose de reforço contra Covid-19 para os profissionais da saúde e idosos acima de 60 anos, que completaram 6 meses de aplicação da segunda dose. A regra vale para qualquer um dos três imunizantes (Pfizer, CoronaVac e AstraZeneca).
Também recebem a dose de reforço as pessoas com comorbidades acima de 18 anos, que são imunossuprimidos com alto grau de imunossupressão. Este público precisa ter completado 28 dias do recebimento da segunda dose ou a dose única, independentemente do imunizante aplicado. É necessário apresentar documentos pessoais e laudo médico.
Veja a lista de comorbidades que podem receber a dose de reforço:
- Imunodeficiência primária grave;
- Quimioterapia para câncer;
- Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras;
- Pessoas vivendo com HIV/AIDS;
- Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias;
- Uso de drogas modificadoras da resposta imune;
- Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;
- Pacientes em hemodiálise;
- Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas;
Fonte: G1 Tocantins