HDT-UFT passa a divulgar fila de espera por cirurgias eletivas e garante maior transparência
Os pacientes que aguardam por cirurgias eletivas no Sistema Único de Saúde (SUS) no Tocantins contam com uma plataforma para acompanhar sua posição na fila de espera. O Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT) disponibilizou, em seu site, um link que permite aos usuários verificar a situação de suas demandas cirúrgicas de maneira rápida e acessível.
De acordo com Rosane Cristina, chefe do setor de Contratualização e Regularização do HDT-UFT, a iniciativa tem como objetivo principal garantir transparência e proporcionar mais comodidade aos pacientes que esperam por procedimentos. “Essa ferramenta visa oferecer ao usuário um atendimento mais adequado, utilizando critérios claros para classificar e priorizar os pacientes conforme a demanda solicitada”, explicou Rosane.
O Sistema de Gerenciamento de Lista de Espera (SIGLE), utilizado para essa consulta, é um sistema do Governo do Estado do Tocantins, gerido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO). Ele foi desenvolvido especificamente para o controle e organização das filas de espera para cirurgias eletivas no SUS.
Quem pode acessar e como funciona?
O acesso ao sistema é garantido a todos os usuários do SUS que possuem demanda por procedimentos cirúrgicos eletivos. Para consultar a posição na fila, o paciente precisa apenas do número do seu Cartão SUS. Ao acessar o link disponibilizado no site do HDT-UFT, é possível verificar diretamente as informações relacionadas ao status do agendamento.
Essa medida reforça o compromisso do HDT-UFT e do Governo do Tocantins com a transparência e a eficiência na prestação de serviços públicos de saúde.
Rede Ebserh
O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Fonte: AF Noticias