Hemocentro de Araguaína alerta para o baixo estoque de sangue
Com a chegada do período de férias, o número de doadores diminui consideravelmente no hemocentro de Araguaína. Essa diminuição causa a escassez do estoque de bolsas de sangue que preocupa com a chegada das férias, período em que o número de acidentes aumenta e o de doadores diminui.
Segundo Tatiana Murici, supervisora de gestão do hemocentro, se antes apenas os tipos de sangue negativo preocupavam, agora até os tipos de sangue mais comuns já começam a ter estoques baixos. “Nesse período a gente sempre tem uma baixa dos grupos negativos, porém hoje a nossa principal preocupação é a baixa de sangues do tipo O+ e A+ que são os dois sangues mais comuns que temos na sociedade”, afirma a supervisora.
Ainda segundo a supervisora, o estoque de bolsas de sangue baixou cerca de 50% e nesse período foram realizadas 500 coletas, o que representa a metade da quantidade necessária para atender a demanda do hemocentro.
Atualmente a unidade tem 22 mil pessoas cadastradas, mas a supervisora destaca que os doadores por algum motivo acabam não voltando, sendo que existe a necessidade de que haja um aumento desses doadores. “Existem pessoas que param de doar por algum motivo, porque se ausentou ou algum problema de saúde que venha inaptar essa pessoa para doação de sangue. Contudo, a nossa necessidade de crescimento desse número de doadores é diária”, explica.
A preocupação aumenta por causa da grande demanda, principalmente com as cirurgias de emergências, pois o hemocentro de Araguaína atende todo o norte do estado com cinco centrais de transfusão que dependem desse banco de sangue.
doadores no Hemocentro de Araguaína
(Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
“Aquelas pessoas que há muito tempo não vem doar sangue que venha e faça essa reposição antes de sair de férias e faça esse gesto de amor a vida. Lembrando também que aquelas pessoas que não doaram e que querem fazer a doação pela primeira vez pode estar vindo e serão muito bem vindos”, observa Tatiana Murici.
Para os interessados em fazer uma doação, o Hemocentro de Araguaína fica localizado na Rua 13 de maio, no centro da cidade ao lado do Hospital Regional de Araguaína.
(G1)