DestaqueEstadoPalmas

HGP atende quase 650 vítimas de acidentes de trânsito em cinco meses

O pronto-socorro do Hospital Geral de Palmas atendeu 642 pacientes vítimas de acidente de trânsito desde o dia 1º de janeiro de 2021. A administração da unidade emitiu um alerta pedindo que os moradores tenham mais responsabilidade ao conduzir. A alta demanda por este tipo de atendimento aumenta a superlotação e a pressão sobre o sistema de saúde durante a pandemia.

“Outra questão relevante a se destacar é o elevado gasto público com internações e procedimentos de alta complexidade, por isso a importância da sociedade se sensibilizar com o trânsito. O HGP, considerado uma unidade é referência para os municípios tocantinenses, dispõe de uma equipe qualificada no serviço de ortopedia e traumatologia, que realiza diversos procedimentos de alta complexidade”, disse o diretor do hospital Leonardo Toledo.

O alerta foi emitido pelo HGP em meio ao ‘Maio Amarelo’, que é um movimento internacional de conscientização sobre o tema. Em todo o ano passado, a unidade atendeu a mais de duas mil vítimas de acidentes de trânsito.

Há semanas o HGP vem enfrentando problemas para garantir que os pacientes sejam atendidos fora dos corredores. No fim de semana, até um idosa de 85 anos acabou ficando deitada em cadeiras como um leito improvisado por causa da situação. A Secretaria de Estado da Saúde tem informado que os transtornos são por causa de uma obra de reparos na unidade.

Fonte: G1 Tocantins