Historiografia crítica de Gurupi é tema de palestra no Café Literário da Flit
No espaço do Café Literário da FLIT – Feira Literária Internacional do Tocantins, nessa segunda-feira, 09, acontece às 19 horas, a palestra“Gurupi – uma historiografia crítica”, com o escritor e jornalista Zacarias Martins.
O autor diz que em sua palestra procura lançar um olhar crítico sobre as acontecências de alguns fatos pitorescos que marcaram a história de Gurupi nos últimos 30 anos.
“Em nosso dia-a-dia fazemos a história do lugar onde vivemos, mas é muito comum não nos apercebermos disso. Como cronista procuro retratar a minha visão crítica dos fatos, principalmente, aqueles que têm nuances hilárias, fazendo questão de não permitir que caíssem no esquecimento”, afirma Zacarias Martins.
A palestra de Martins tem por base o seu livro “Histórias da História de Gurupi”, publicado em 2008 e que por duas vezes foi indicado para o exame vestibular do Centro Universitário Unirg.
Sobre sua contribuição às letras tocantinenses, o amigo e também escritor Osmar Casagrande atesta que Zacarias Martins dá um salto sobre a hipocrisia e desvenda práticas que se mostram às vezes inocentes, às vezes tolas e algumas vezes completamente antidemocráticas e mesmo criminosas.
“Nos textos produzidos por Zacarias Martins temos a viagem do escritor que observa os lances da realidade com olhos críticos de sonho, mas também temos a crítica orientada pelo trabalho do jornalista com sua realidade, sua cidade, seus concidadãos, afirma Casagrande.
SOBRE O AUTOR
Poeta, jornalista, cronista e ativista cultural, Zacarias Martins é autor de sete livros publicados e tem participação em dezenas de antologias literárias pelo País afora. Também possui composições gravadas pela dupla Iray & Irabel, de Paraíso do Tocantins, e pelo cantorPalmares, de Gurupi. Integrou o primeiro colegiado do Conselho Estadual de Cultura do Tocantins. No ano passado produziu e dirigiu o documentário “Palmares – o cantador de cordel”. É co-fundador das Academias Tocantinense e Gurupiense de Letras e Senador da Cultura, representante do Tocantins no Congresso de Cultura Latina. (Eliosmar Veloso)