Homens gastam mais que mulheres no supermercado, diz pesquisa
Uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) comprova que os homens tendem a gastar mais no supermercado do que as mulheres. Os números mostram que eles gastam, em média, 12% a mais que elas.
Quando as compra são no shopping, o número é ainda maior. Os dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) apontam que em uma única visita, os homens gastam 24% a mais do que as mulheres.
A liderança é masculina também para as compras via internet. Os gastos deles chegam a ser 30% maior do que os delas. O levantamento foi feito pelo E-bit, site que mede a satisfação dos consumidores que compram online.
A justificativa para os números que surpreendem muita gente, é que os interesses masculinos são mais caros que os femininos. Um exemplo é a tecnologia.
Opinião
Em um supermercado da capital estavam o superintendente de logística, Bruno Oliveto e a assistente administrativo, Gisele Rosa. Fazer compras juntos é parte da rotina deles.
Olivieto reforça a pesquisa e afirma que ele gasta mais. Para minimizar a situação, Gisele ajuda o superintendente nas compras. “Na maioria das vezes saímos juntos para comprar.”
Independente do sexo, também encontramos quem prefira fazer compras sozinho.
Essa pode ser uma estratégia para comprar apenas o necessário. É o caso do engenheiro agrônomo, Agostinho Mariano. “Olho o preço e a marca.”
Há muito tempo o dentista Francisco Gonçalves e a professora Luciene Gonçalves não sabem o que é ir as compras sozinhos. Eles estão juntos há 33 anos e são companheiros também na hora de gastar.
O dentista assume que gasta mais. “Eu gosto de algumas variedades”. Já a professora diz que os tempos de consumismo ficaram no passado. “Já fui muito consumista, hoje não sou mais. Chega uma idade que você coloca o pé no chão, racionaliza mais.”
Luciene tem uma explicação para o marido ser mais “gastão” no supermercado. “Ele gasta mais porque não olha os preços, só compra o que gosta. Eu pesquiso, levo o produto mais barato, o que está na promoção. Homem não tem esse hábito.”
Dica
No fim das contas, a verdade é que ambos gastam. Mas de formas e também por motivos diferentes, as mulheres gastam mais comprando o que não precisam. Só que pagam menos por isso.
Os homens gastam menos com o que não é necessário e pagam mais pelos produtos. Nesse caso, a dica é simples: sempre que possível, os dois devem sair juntos para comprar. Assim, elas vão incentivar a pechincha e eles vão controlar as compras por impulso.