Estado

Hospital de Gurupi aumenta o número de cirurgias eletivas

Zacarias Martins – Ascom/Pró-Saúde

Na manhã desta segunda-feira, 26, diretores do HRPG – Hospital Regional Público de Gurupi estiveram reunidos com os gestores de Saúde dos municípios da região Sul do Estado para divulgar a metodologia de trabalho da Pró-Saúde. Na oportunidade, também foram passadas orientações para minimizar os problemas enfrentados pelos gestores de saúde quanto ao aumento da demanda reprimida de vários tipos de procedimentos cirúrgicos eletivos e acabar com a demanda reprimida das cirurgias eletivas de pacientes desses municípios. As cirurgias eletivas são aquelas que podem ser marcadas com certa antecedência.

O diretor geral do HRPG/Pró-Saúde, Valdemir Girato, informou que o hospital está conseguindo fazer, em média, 180 cirurgias eletivas por mês e que pretende elevar esse número para 300 em pouco tempo. De acordo com Girato. O HRPG buscou parceria com as secretarias de Saúde dos municípios e, dessa forma, espera diminuir o tempo de espera dos pacientes que precisam fazer esse tipo de cirurgia.

Girato também disse que a Pró-Saúde fez vários investimentos no HRPG, tanto na parte física do prédio do hospital, quando na aquisição de novos equipamentos de última geração e na contratação de mais profissionais médicos. “Essas medidas têm contribuído significativamente para que o HRPG melhore ainda mais o atendimento que vem prestando aos usuários do sistema público de saúde na região. Por isso cremos que estamos no caminho certo”, ressaltou o diretor.
(Zacarias Martins – Ascom/Pró-Saúde)

O secretário de Saúde de Jaú do Tocantins, Roney Peterson Batista Soares disse que o encontro foi muito proveitoso e que espera acabar, em pouco tempo, com a demanda reprimida das cirurgias eletivas no seu município. “Hoje temos cadastrados 16 pacientes para essas cirurgias, dos quais, alguns que já esperam há meses para  serem operados. Com essa parceria com o hospital esses procedimentos cirúrgico serão agilizados”, afirmou o secretário.

Marlene Milhomem, representante da Secretaria de Saúde de Crixás do Tocantins também saiu satisfeita da reunião. Ela disse que no seu município existem 12 pessoas na fila de espera, porém, ela acredita que esse número poderá aumentar  assim que a comunidade ficar sabendo graças a parceria, ficou bem menos complicado fazer uma cirurgia eletiva no Hospital regional Público de Gurupi.