Estado

Hospital Dom Orione suspende procedimentos médicos pelo PlanSaúde por falta de pagamento

Divulgação
Divulgação

Nesta segunda-feira (17) inúmeros pacientes e clientes do PlanSaúde (Plano de Saúde dos Servidores Públicos do Tocantins) foram comunicados da suspensão de todos os procedimentos que estavam agendados pelo plano no Hospital e Maternidade Dom Orione (HDO), em Araguaína.

Segundo informações, o Hospital alega que o PlanSaúde está em atraso com os pagamentos de procedimentos já realizados e, em virtude disso, decidiu suspender a realização de novas consultas, exames e até cirurgias que já estavam com datas marcadas.

Ao AF Notícias, a Direção do HDO confirmou a suspensão, bem como o motivo. Disse ainda que tão logo o Governo regularize as pendências, a realização de novos procedimentos será normalizada.

A professora Ionete Dias dos Santos, uma das prejudicadas com a suspensão, contou à reportagem que seu pai, de 75 anos, estava com cirurgia de próstata marcada para esta terça-feira (18), às 10 horas. No entanto, nesta tarde o Hospital desmarcou o procedimento.

De acordo com a professora, há cerca de 3 meses seu pai vem realizando os exames requeridos pela equipe médica e há 15 dias havia marcado a data para a cirurgia, inclusive, todo o material necessário ao procedimento já tinha sido entregue ao Hospital.

Revoltada, a professora afirmou que denunciará o caso ao Ministério Público Estadual.

Há anos Ionete é usuária do PlanSaúde e cumpre mensalmente com suas obrigações financeiras com descontos em folha.

Governo promete pagamento

Ao AF Notícias a Secretaria Estadual de Administração (Secad) disse que o repasse financeiro foi realizado à Unimed Centro Oeste, operadora do Plansaúde, na última sexta, 14, e que já confirmou com a empresa que o pagamento ao hospital será feito ainda nesta segunda.

Ainda conforme a Secad, a diretoria do Hospital Dom Orione já foi devidamente informada sobre as datas de repasse.

De acordo com a Secad, a Unimed de Imperatriz (MA) voltou a atender os usuários do Plansaúde.

(AF Notícias)