Hotel de Araguaína vence etapa estadual do Prêmio MPE Brasil
A solenidade de premiação do Prêmio MPE Brasil – etapa estadual – Ciclo 2014 aconteceu no Teatro Sesc Palmas na noite desta quarta-feira, 18/03, às 19h30. Nesta edição do Prêmio, quatro empresas chegaram ao final da etapa estadual. A empresa vencedora veio da categoria Serviços de Turismo: Hotel Relicário, representado por sua proprietária, a empresária Kátia Borba Neves, de Araguaína (TO).
Foram finalistas do prêmio as empresas Fazenda Duplo K (categoria Agronegócio), do empresário Carlos Luiz de Araújo; Ellos Contábeis (categoria Serviços), do empresário Jailton Nunes Vencerlau; Hotel Casa Grande (categoria Serviços de Turismo), da empresária Nilce Gama de Souza.
Avaliação
As empresas que se candidataram ao Prêmio foram avaliadas de acordo com os oito critérios de excelência em gestão da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), são eles: Liderança; Estratégias e Planos; Clientes; Sociedade; Informações e Conhecimento; Pessoas; Processos e Resultados.
Durante o evento os finalistas receberam certificado. A empresa vencedora recebeu troféu e selo do Prêmio e se classificou para a etapa nacional, que acontece no próximo dia 25, em Brasília (DF), onde concorrem com as empresas ganhadoras dos 27 estados e do Distrito Federal.
O superintendente do Sebrae, Omar Antonio Hennemann, afirma que o prêmio tem como missão promover o aumento da qualidade, da produtividade e da competitividade, por meio da disseminação de conceitos e práticas de gestão.
“As empresas tocantinenses receberam, gratuitamente, um diagnóstico com os pontos fortes e oportunidades de melhoria do seu desempenho, então, de alguma forma todos os candidatos se beneficiaram com o Prêmio. Os empresários têm em mãos um mapeamento da saúde de suas empresas e podem torná-las mais competitivas no mercado”, ressalta o superintendente.
O Prêmio
O Prêmio MPE Brasil é uma parceria do Sebrae, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Gerdau, Petrobras, e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), e parceiros regionais como o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Tocantins, Eletrobrás/Eletronorte e Universidade Federal do Tocantins.
Convênios
Durante a solenidade do Prêmio MPE Brasil, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Pedro Ferreira, o superintendente do Sebrae Tocantins, Omar Hennemann e o Prefeito de Palmas, Carlos Amastha, assinaram dois termos de cooperação técnica entre o Sebrae e a Prefeitura de Palmas.
O primeiro termo trata da realização da Feira Mundial do Artesanato Indígena, que vai compor a programação do I Jogos Mundiais Indígenas, evento que será sediado em Palmas (TO) no mês de setembro de 2015. O segundo termo de cooperação técnica diz respeito à realização conjunta do 9º Festival Gastronômico de Taquaruçu, com a finalidade de incentivar o empreendedorismo no mercado gastronômico, divulgar as potencialidades turísticas e de negócios da capital tocantinense.
Já com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), representada por sua Presidente, Márcia Fidelis, o Sebrae Tocantins assinou um termo de cooperação técnica para efetivar o projeto Empreendedorismo Especial, uma iniciativa que pretende incentivar e fomentar a geração de ideias de pessoas portadoras de necessidades especiais.