Destaque

IBOPE aponta Ronaldo Dimas com 52% contra 31% de Valderez; 78% dos eleitores desaprovam administração de Valuar Barros

Divulgação

A primeira Pesquisa IBOPE Inteligência sobre a sucessão eleitoral à prefeitura de Araguaína (TO), realizada entre os dias 24 e 26 de agosto, mostra o candidato do PR, Ronaldo Dimas com 52% das intenções de voto, contra 31% de sua adversária, a candidata Vanderez (PP). Os indecisos são 11% e aqueles que dizem votar em branco ou anular o voto somam 6%.

A pesquisa foi contratada pelo Sindicato Rural de Araguaína e registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, sob protocolo nº TO-00082/2012. O Instituto entrevistou 602 eleitores. A margem de erro é de 4 pontos percentuais com um grau de confiança de 95%.

Espontânea

Na pergunta espontânea, quando os entrevistados não recebem o disco com os nomes dos candidatos que estão disputando o pleito, o cenário permanece favorável ao candidato do PR, que recebe 47% das intenções de voto. Valderez é mencionada por 30% dos eleitores. Aqueles que não sabem ou optam por não responder a pergunta são 15% e outros 8% dizem que pretendem anular o voto ou votar em branco.

Expectativa de Vitória

Independente do voto declarado, 44% dos eleitores acreditam que Ronaldo Dimas será o próximo prefeito de Araguaína., enquanto 37% citam Valderez. Quase um quinto (19%) dos eleitores não sabem quem será o vencedor do pleito, ou não respondem a questão.

Rejeição

O IBOPE Inteligência também questionou os eleitores sobre em quem eles não votariam de jeito nenhum. O mais citado é Valderez, com 38% de citações. Ronaldo Dimas é preterido por 23% dos eleitores e outros 19% dizem que poderiam votar em todos. Aqueles que não sabem responder a pergunta ou recusam são 20%.

Avaliação da administração municipal

A administração do atual Prefeito, Valuar Barros, é considerada como péssima/ruim por 65% dos eleitores de Araguaína. Já para 22% sua administração é regular e 10% avaliam-na como boa/ótima. Ainda, 78% dos eleitores desaprovam sua administração, versus 17% que aprovam. Outros 4% não sabem ou não respondem à pergunta.

Ainda segundo os eleitores de Araguaína, Saúde é a área com mais problemas na cidade, mencionada por 85% dos respondentes. Em seguida, aparece calçamento de ruas e avenidas, com 42%. Juntos e em patamar inferior, aparecem Segurança Pública e Educação, com 34% e 32%, respectivamente. Os eleitores podiam escolher até três áreas problemáticas nesta pergunta.

Avaliação das administrações estadual e federal

Já a administração do Governador Siqueira Campos é considerada regular por 38% dos respondentes, contra 36% que avaliam-na como boa/ótima. A avaliação péssima/ruim é feita por outros 22%, enquanto 4% não sabem ou não respondem a pergunta.

A administração da Presidente Dilma Rousseff é considerada boa/ótima por 66% dos eleitores do município, e regular por 24%. Outros 7% avaliam-na como ruim/péssima. Aqueles que não sabem ou não respondem a pergunta somam 2%.

(Arnaldo Filho)