Destaque

Ibope mostra Carlos Amastha na frente com 47%

Divulgação

A segunda pesquisa Ibope de intenções de voto para prefeito de Palmas, encomendada pela TV Anhanguera, mostra o candidato Carlos Amastha (PP) com 47% da preferência dos entrevistados na consulta estimulada. Marcelo Lelis (PV) aparece com 30%, seguido de Luana Ribeiro (PR), com 7% das intenções de voto. Os resultados da pesquisa foram divulgados ontem à noite, no Jornal Anhanguera 2ª Edição.

Os candidatos Doutor Luciano (PRP) e Professor Adail (PSDC) figuram com 1% cada, enquanto Fábio Ribeiro (PTdoB) e Abelardo Gomes (PSOL) não foram citados na entrevista. Declararam que votariam em branco ou nulo 3% dos entrevistados, e 11% não souberam ou não responderam. A consulta ouviu 504 eleitores no período de 15 a 17 de setembro. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO) sob o protocolo nº TO-00286/2012.

Na comparação com a primeira pesquisa Ibope/TV Anhanguera, divulgada no dia 30 de agosto na emissora e dia 31 no Jornal do Tocantins, o candidato Carlos Amastha cresceu 21 pontos percentuais, visto que aparecia em segundo lugar com 26% das intenções de voto. Marcelo Lelis, que aparecia em primeiro lugar com 36% na primeira rodada, perdeu seis pontos percentuais nesta segunda rodada. Luana Ribeiro também caiu na consulta estimulada em relação à primeira rodada, quando aparecia com 16% – queda de nove pontos percentuais.
Doutor Luciano e Professor Adail mantiveram o 1% verificado na primeira pesquisa Ibope, enquanto Fábio Ribeiro, que tinha 1% anteriormente, deixou de ser citado nesta consulta. Abelardo, que não foi citado agora, não chegou a pontuar 1% na pesquisa anterior.  Caíram os percentuais de votos brancos e nulos – antes eram 7% – e daqueles que não souberam ou não responderam à consulta (eram 13%).

ESPONTÂNEA
A consulta espontânea da segunda pesquisa Ibope/TV Anhanguera mostra o candidato Carlos Amastha com 46% das intenções de voto, seguido por Marcelo Lelis com 28%. Luana Ribeiro vem em terceiro com 6% e Doutor Luciano, em quarto, com 1%. O candidato Professor Adail não alcançou 1% na consulta, enquanto Fábio Ribeiro e Abelardo Gomes não chegaram a ser citados. Brancos e nulos somam 3% e indecisos, 16%.
Na comparação com a primeira rodada da pesquisa Ibope/TV Anhanguera, a consulta espontânea mostra uma inversão nas duas primeiras colocações, a exemplo da consulta estimulada. Carlos Amastha, que tinha 25%, cresceu 21 pontos percentuais, enquanto Marcelo Lelis, que liderava com 32%, perdeu quatro pontos percentuais, caindo para a segunda posição. Terceira colocada, Luana Ribeiro perdeu nove pontos em relação à consulta anterior, quando tinha 15%.
Doutor Luciano manteve o mesmo 1% da primeira rodada, enquanto Professor Adail, que tinha 1%, não alcançou esse percentual na atual consulta. Fábio Ribeiro, que não havia alcançado 1% na primeira pesquisa Ibope, agora não foi citado, assim como Abelardo, que também não havia sido citado na consulta anterior. O percentual de votos brancos e nulos, que era de 7%, caiu quatro pontos nesta consulta, assim como o índice de indecisos, que era de 19% e caiu três pontos percentuais.

VÁLIDO
O Ibope também calculou os votos válidos – descontados os brancos e nulos – na consulta sobre as intenções de voto para prefeito de Palmas. Carlos Amastha aparece com 55%, seguido de Marcelo Lelis com 35%, Luana com 8%, e Doutor Luciano e Professor Adail com 1% cada. Abelardo e Fábio Ribeiro não foram citados, embora seus nomes constassem no disco apresentado aos entrevistados.

METODOLOGIA
A pesquisa Ibope foi contratada pela TV Anhanguera para levantar junto, aos eleitores de Palmas, opiniões relacionadas a assuntos políticos/administrativos. Realizada de 15 a 17 de setembro, ouviu 504 eleitores. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos. As perguntas cujas somas não totalizam 100% são decorrentes de arredondamentos ou de múltiplas respostas. A pesquisa está registrada no TRE-TO sob o protocolo nº 00286/2012.

DECISÃO JUDICIAL
O juiz eleitoral da 29ª Zona Marcelo Faccioni indeferiu pedido de liminar feito pelo candidato a prefeito de Palmas Fábio Ribeiro (PTdoB) de impedir a divulgação da segunda rodada da pesquisa Ibope/TV Anhanguera. O candidato levantou dúvidas a respeito da coleta de dados do levantamento.
Na decisão, o juiz Faccioni também afirma que se a TV Anhanguera, se desejar, pode se defender das acusações. O caso está sob avaliação do departamento jurídico da Organização Jaime Câmara. (Fonte: Jornal do Tocantins)